Por que o ar-condicionado tem que ficar no alto?

Nesses dias de calor intenso, utilizar o ar-condicionado é algo completamente banal do cotidiano – mas você já se perguntou o porquê do aparelho ser instalado em uma parte tão alta do cômodo? Os modelos split (que são os mais populares) são divididos em dois módulos: um deles posicionado na parte externa da estrutura e o outro no ponto mais elevado do ambiente, muito próximo do teto.

  • Ar-condicionado sem unidade externa funciona mesmo? Veja os prós e contras
  • Cientistas querem usar magnetismo para aposentar ar-condicionado e ventilador

Esse detalhe não é meramente estético e existe uma boa razão para isso. Continue a leitura para saber mais:

  • 🚀 Confira promoções de ar-condicionado no Canaltech Ofertas do WhatsApp

Como funciona um ar-condicionado?

O papel do ar-condicionado é alterar a temperatura através de uma troca constante das correntes de ar que estão passando pelo ambiente. No caso do modelo split, o módulo principal (que fica na parte de dentro) suga todo o ar quente ali presente e envia o calor diretamente para o lado de fora, através do tubo que o liga até o módulo externo.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O ar-condicionado faz uma troca de ar quente chamada de convecção (Xiaomi/Divulgação)

Imagine que o ar-condicionado funciona como uma geladeira, mas ao invés de esfriar apenas um espaço fechado, ele resfria todo o ambiente. O processo começa com um ventilador que puxa o ar quente do cômodo para dentro do aparelho.

Lá dentro, existe um líquido especial chamado gás refrigerante, que funciona como uma “esponja de calor”. Esse gás absorve o calor do ar e, com isso, se transforma em vapor, assim como a água vira vapor quando ferve.

Esse vapor segue para o compressor, que age como uma bomba de pneu: ele aperta o gás, aumentando sua temperatura e pressão.

Depois, o gás quente vai para o condensador, que fica na parte externa do ar-condicionado (aquela unidade que fica fora da casa). No condensador, o gás libera o calor para fora, como acontece quando um carro esquenta e precisa de um radiador para esfriar o motor. Ao perder calor, o gás volta a ser líquido.

Esse líquido resfriado passa por uma peça chamada válvula de expansão, que diminui sua pressão e temperatura, deixando-o pronto para repetir o ciclo. Quando ele chega de novo ao evaporador, está frio o suficiente para resfriar o ar que será soprado de volta para o ambiente.

Por que deve ficar posicionado no alto?

Esse processo de trocar de calor que acontece entre o ar-condicionado e o ambiente é chamado de convecção e, seguindo uma lógica semelhante, podemos traçar um paralelo entre o aparelho e uma geladeira.

Em quase todos os modelos mais tradicionais de refrigeradores, podemos notar que o congelador fica posicionado na parte de cima.

O ar-condicionado precisa ficar em uma posição alta para captar o ar quente (Divulgação/Britânia)

Nesse processo de convecção, o ar quente acaba subindo, enquanto o ar frio desce. Isso acontece pela diferença de densidade entre as duas temperaturas; dessa forma, o processo de refrigeração precisa estar posicionado em parte mais altas, pois é ali que o ar quente se concentra.

Ou seja, motivo de o ar-condicionado ficar no alto do cômodo é simples: o ar frio é mais pesado que o ar quente, então, ao sair do aparelho, ele naturalmente desce e espalha o frescor pelo ambiente. 

Ao ficar na parte mais alta do cômodo, o ar-condicionado consegue captar todo o ar quente que precisa para manter o ambiente mais fresco e agradável. Isso também explica o motivo dos modelos split conseguirem deixar todo o cômodo refrescado e não apenas uma parte dele, como pode acontecer com as outras variantes.

Leia mais sobre ar-condicionado:

  • O que é “ar-condicionado solar” e como ele pode acabar com sua conta de luz alta
  • Ar-condicionado não gela? Saiba como resolver
  • Ar-condicionado para quarto: 4 modelos ideais para o seu dormitório
  • Como economizar energia com o ar-condicionado, segundo o Inmetro

VÍDEO: É o FIM do AR-CONDICIONADO?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.