Universidade vai enviar mais 15 alunos de Medicina para internato nos EUA

A Universidade Tiradentes (Unit) vai realizar neste ano a quarta edição do programa Clerkship for Medical Students, em parceria com o Cambridge Health Alliance (CHA), rede de clínicas e hospitais sediada em Boston (Estados Unidos). A iniciativa, voltada para estudantes dos cursos de Medicina, oferece um período de seis semanas de internato, no qual eles podem acompanhar e participar de atividades orientadas por professores e residentes do complexo de saúde, mantendo contato com as equipes e procedimentos do dia-a-dia das unidades médicas.

Ao longo deste ano, 15 alunos dos cursos de Medicina da Unit em Aracaju e Estância serão selecionados e enviados para o internato em Boston. Eles também receberão bolsas de mérito acadêmico no valor de R$ 7 mil, que visam auxiliar nos custos com moradia, passagens aéreas, alimentação e outros. A seleção interna, que já está em andamento, é aberta para alunos regularmente matriculados nos últimos quatro períodos do curso, que sejam maiores de 18 anos, residam no Brasil e preencham uma série de requisitos obrigatórios. Os internatos acontecerão em três turmas, sendo a primeira em maio, a segunda em setembro e a terceira em outubro.

O programa começou em 2022, a partir da parceria firmada entre a Unit e o CHA, que atende a mais de 150 mil pessoas no estado do Massachusetts e é afiliada à Harvard Medical School, escola médica da renomada Universidade de Harvard, uma das cinco melhores do mundo. Ao longo dos últimos três anos, 45 estudantes de Medicina da Unit já fizeram o internato em Boston, sendo 15 a cada ano. O objetivo é oferecer aos alunos de Medicina uma experiência clínica avançada, incorporando abordagens pedagógicas e práticas que promovam uma aprendizagem ativa sobre os sistemas de saúde brasileiro e norte-americano.

“Para os estudantes, uma mobilidade acadêmica como essa pode enriquecer o currículo dos alunos para as provas de residência médica, tanto por ser um estágio opcional, fora da instituição, como por funcionar como comprovação de boas habilidades de comunicação em inglês. Além disso, os alunos poderão ter contato com novos conhecimentos e práticas, e trocar experiências com outros estudantes e médicos, fortalecendo sua capacidade analítica e seus conhecimentos técnicos”, destaca a assessora de Relações Internacionais da Unit, Júlia Gubert.

O internato no CHA acontece sob a forma de mobilidade acadêmica internacional, que permite ao aluno estudar disciplinas em outra instituição de ensino do exterior, em complemento ao currículo de seu curso de origem. “Uma mobilidade acadêmica é também uma chance de levar as boas práticas que temos no Brasil, trazendo exemplos do nosso país e comparando com a forma como casos similares são tratados em Boston. Esperamos que os estudantes consigam ter experiências práticas na área médica, em saúde da família e nas especialidades, mas também que eles possam vivenciar a região de Boston, conhecer a cidade e voltar com muita bagagem profissional e pessoal para compartilhar. E todos os alunos se beneficiam, pois o aluno que retorna, pode compartilhar o que viu e aprendeu com os colegas”, acrescenta Júlia.

A parceria também permite que professores e residentes do CHA venham à Unit para participar de atividades de intercâmbio e mobilidade acadêmica, além de aprofundar seus conhecimentos em relação ao sistema de saúde do Brasil, sua organização e suas práticas. Eles também são convidados para ministrar aulas e palestras para professores e alunos dos cursos de saúde. A visita mais recente foi a do médico e cirurgião Siva Vithiananthan, professor da Harvard Medical School e chefe do Departamento de Cirurgia do CHA, que abriu o Congresso de Inovação e Tecnologia em Medicina, promovido pela Unit em outubro. Na ocasião, Siva falou sobre o uso e aperfeiçoamento da cirurgia robótica e não-invasiva, a partir de sua experiência na prática e no ensino de cirurgias bariátricas e laparoscópicas.

Fonte: Asscom Unit

Adicionar aos favoritos o Link permanente.