Onda de calor se intensifica e avança pelo país até março

Uma nova onda de calor deve atingir boa parte do Brasil, com temperaturas acima da média para o período. O fenômeno começará pela Região Sul e deve se estender até a primeira semana de março, afetando também Sudeste, Centro-Oeste e Nordeste.

De acordo com o portal Meteored, a onda de calor deve atingir a Região Sul nesta última semana de fevereiro. Nesta segunda-feira (24/2), as temperaturas no Rio Grande do Sul podem chegar a 35°C durante a tarde.

Na primeira semana de março, a onda de calor virá acompanhada de tempo seco e chuvas irregulares. As chuvas continuarão enfrentando dificuldade para avançar pelo país.

Durante a primeira semana de março, as temperaturas máximas podem alcançar entre 37°C e 39°C na região central do Rio Grande do Sul até Porto Alegre, no oeste e noroeste de São Paulo, no Triângulo Mineiro, no norte de Minas Gerais, no interior do Nordeste e na faixa entre o nordeste do Mato Grosso do Sul e o sudoeste do Mato Grosso, segundo o portal.

Enquanto isso, o leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo vão apresentar temperaturas de 34°C, 36°C e 33°C, respectivamente. Apenas na segunda semana de março os padrões térmicos vão mudar, com chuvas previstas para Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

O leste de São Paulo, o Rio de Janeiro e o Espírito Santo terão temperaturas de 34°C, 36°C e 33°C, respectivamente. A expectativa é de que os padrões térmicos mudem apenas na segunda semana de março, com a chegada de chuvas no Sudeste, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Esta é a terceira onda de calor no país desde o início de 2025. Em janeiro, a primeira onda de calor ocorreu entre os dias 17 e 23, enquanto a segunda, entre 2 e 12 de fevereiro, ambas no Rio Grande do Sul.

Inmet emite alertas

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas para esta segunda-feira (24/2) indicando uma nova onda de calor do Rio Grande do Sul a Santa Catarina.

Além dos avisos para ondas de calor, o Inmet emitiu cinco alertas para tempestades, sendo três de cor laranja, o que representa “perigo”, e outros dois de coloração amarela, que apontam para o “perigo potencial” das chuvas. No total, são 19 estados de todas as regiões do país que podem registrar chuvas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.