Vale Tudo: Julio Andrade se irrita em cena de morte e clima fica tenso

As gravações da nova versão de Vale Tudo, próxima novela das nove da TV Globo, começaram com fortes emoções nos bastidores. No último sábado (22/2), a equipe rodou uma das cenas mais intensas da trama: a morte de Rubinho, personagem de Julio Andrade, par romântico de Raquel, interpretada por Taís Araújo.

Segundo fontes da coluna Fábia Oliveira, a sequência foi gravada sob um sol escaldante na Tijuca, zona norte do Rio, e exigiu um alto nível de realismo, já que se passava em um hospital. Para isso, a produção recrutou figurantes com experiência na área da saúde, exigindo o Coren (registro profissional de enfermagem) para garantir a verossimilhança das cenas. Além disso, um profissional da Globo, frequentemente consultado para cenas médicas, levou outras duas pessoas.

Tensão nos bastidores

A responsabilidade da direção da sequência ficou a cargo de Paulo Silvestrini, diretor-geral da novela, que fez questão de acompanhar tudo de perto. O clima, que já era intenso por conta da complexidade da cena, ficou ainda mais tenso quando as gravações começaram a se repetir, algo que é bastante comum em produções de grande porte.

Julio Andrade foi submetido a diversas repetições da reanimação cardiopulmonar feita pelos figurantes da área médica. Entre compressões torácicas e desfibrilador, o ator aguentou firme até que, em um dos cortes, abriu os olhos e, visivelmente incomodado, disparou para um dos profissionais: “Irmão, é pra fazer com verdade, mas não precisa me machucar.”

5 imagens

Vale Tudo (Globo, 1988)

Julio Andrade em Sob Pressão
Julio Andrade
Julio Andrade
1 de 5

Vale Tudo_logo da novela exibida em 1988; remake estreia em março

Reprodução

2 de 5

Vale Tudo (Globo, 1988)

TV Globo/Divulgação

3 de 5

Julio Andrade em Sob Pressão

Reprodução/Globo

4 de 5

Julio Andrade

Reprodução/Instagram @julinhoandrade

5 de 5

Julio Andrade

Reprodução/Instagram @julinhoandrade

Cobrança do diretor

De acordo com fontes da coluna Fábia Oliveira, o desabafo do ator mudou completamente o clima no set. Os figurantes, que até então estavam dando tudo de si, começaram a se conter mais, o que impactou na credibilidade da cena.

Foi então que Silvestrini interveio, cobrando mais intensidade: “Isso é a vivência de vocês. Duvido que num hospital seja assim. Se tiver que falar, fala! Se tiver que gritar, grita! Eu preciso acreditar nessa reanimação”, disse ele.

O resultado? Ainda segundo fontes, Julio Andrade, mesmo no papel de paciente, assumiu o “comando” do momento. “Bora, cara, reage! Isso é o que tu faz no teu trabalho, tu não é da saúde? Bora, vamos”, disparou.

Cena concluída

Apesar do impasse, a sequência foi concluída, mas levou mais tempo do que o previsto. No fim, o esforço da equipe promete entregar uma cena impactante logo nos primeiros capítulos de Vale Tudo.

Com previsão de estreia para março, a adaptação da obra de Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères será escrita por Manuela Dias.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.