Carnaval 2025: Curaçao, no Caribe, é destino ideal para vibrar a festa

Cores vibrantes, música transcendente e todos os cantos das ruas transbordando alegria e cultura. Essa é a energia que domina o Carnaval de Curaçao, ilha holandesa do Caribe.

O evento anual transforma a ilha em um espaço repleto de emoção e tradição. Detalhe: essa celebração é imperdível para quem quer experimentar Curaçao por inteiro. Não por acaso, o período chama a atenção de turistas do mundo inteiro.

O Brasil, especialmente, tem uma efervescência cultural que comunga com a multiculturalidade da ilha.

E não só de agitação vive Curaçao. A região é reconhecida pelas praias escondidas em enseadas com extensos recifes de corais, ricos em vida marinha. E a boa notícia é que brasileiros não precisam de visto para visitar Curaçao.

Carnaval em Curaçao

No Carnaval de Curaçao, o público vivencia o rico legado da ilha se transformando em música, dança e fantasias vibrantes. O evento vai além da história do Carnaval, explorando temas inspirados tanto no mundo real quanto no imaginário, criando uma experiência única de fantasia e cultura.

Todos os desfiles e apresentações são evidências da ilha e da vibrante comunidade.

As festividades incluem músicas típicas, como a tumba, e outros ritmos caribenhos, criando uma atmosfera contagiante de alegria e unidade.

Além disso, a ilha conta com numerosos grupos carnavalescos, variando entre 50 e 1.000 participantes. Todos os anos, esses grupos escolhem um tema principal para apresentar nos desfiles oficiais pelas ruas de Willemstad. Todos os anos, esses grupos desenvolvem o próprio tema e o apresentam nos desfiles oficiais pelas ruas de Willemstad.

“Isso garante uma grande diversidade de manifestações culturais e artísticas durante o carnaval, permitindo que o público vivencie diferentes histórias e expressões em cada apresentação”, explica a gerente latam e Caribe do Escritório de Turismo de Curaçao, Elaine Hart-Francisca.

Faz parte também do evento carnavalesco o Festival Tumba. Durante quatro dias, a competição musical reúne mais de 50 cantores para serem julgados na coroação do próximo Rei ou Rainha Tumba.

As músicas são avaliadas pelas letras, que devem passar uma mensagem positiva para a comunidade sobre união e crescimento da ilha. A canção vencedora se torna a marcha da temporada de Carnaval, enfeitando os desfiles, festas de inauguração e comemorações corporativas.

O Carnaval é a maior expressão cultural de Curaçao. Afinal, representa uma oportunidade para os residentes de Curaçao celebrarem a identidade e tradições, unindo a comunidade.

Todo mundo gosta de dançar e comemorar juntos. Os moradores de Curaçao sentem muito orgulho de participar ou de apenas comparecer aos desfiles.

5 imagens

Todos os desfiles e apresentações são evidências da história da ilha e da vibrante comunidade

Com um "Q" de Brasil, os residentes da ilha amam celebrar a época carnavalesca
A ilha conta com grupos carnavalescos variando entre 50 e 1.000 participantes
Uma das principais avenidas fica fechada para o desfile
1 de 5

As festividades incluem músicas típicas, como a tumba, e outros ritmos caribenhos

Reprodução

2 de 5

Todos os desfiles e apresentações são evidências da história da ilha e da vibrante comunidade

Reprodução

3 de 5

Com um “Q” de Brasil, os residentes da ilha amam celebrar a época carnavalesca

4 de 5

A ilha conta com grupos carnavalescos variando entre 50 e 1.000 participantes

Reprodução

5 de 5

Uma das principais avenidas fica fechada para o desfile

Reprodução

Destino ideal para férias

A ilha do Caribe dispõe de praias paradisíacas. Além disso, a capital, Willemstad, que é Patrimônio Cultural da Unesco, tem arquitetura colonial em tom pastel, a flutuante Ponte da Rainha Emma e a sinagoga Mikvé Israel-Emanuel, do século XVII, com piso de areia.

Situado a apenas 70 km de distância do norte da Venezuela, entre Aruba e Bonaire, o país tem como língua oficial o holandês. Porém, fala-se outros três idiomas: espanhol, inglês e o papiamento, um idioma local.

Vale destacar que Curaçao, formado por duas ilhas, não tem ligação terrestre com o continente. Para chegar até lá, só por via aérea ou marítima.

Sendo um destino ideal para férias, Curaçao tem um clima excelente, com pouquíssima chuva ao longo do ano e dias de muito sol e calor em todos os meses. Assim, dá para desbravar mais de 30 praias deslumbrantes, entre elas:

  • Playa Porto Mari: localizada na costa sudoeste, é uma baía arenosa que combina beleza natural com responsabilidade ambiental. A praia é reconhecida pelo arrecife de corais acessível e águas cristalinas, perfeitas para snorkeling e mergulho.
  • Playa Kenepa: oferece duas experiências distintas de praia. Kenepa Grandi, a maior das duas, é conhecida por ter areias brancas e águas azuis cristalinas. Já Kenepa Chiki, mais íntima, é ideal para quem busca um mergulho mais tranquilo ao longo da linha costeira.
  • Klein Curaçao: é uma ilha muito pequena e desabitada. No entanto, é um destino perfeito para um passeio de um dia, com atividades como mergulho com snorkel, entre outras. Para chegar até lá, é necessário viajar de avião ou barco.
  • Playa Lagun: é um destino popular entre mergulhadores e snorkelistas, que oferece um canal estreito rodeado por penhascos rochosos e uma rica vida marinha.
2 imagens

A região é ideal para descanso e relaxamento

1 de 2

Na ilha, o turista pode aproveitar praias deslumbrantes, além de praticar diversas atividades

Reprodução

2 de 2

A região é ideal para descanso e relaxamento

Reprodução

Caldeirão cultural

A energia de Curaçao e do Brasil se conecta por meio da música, dança e a paixão pelas festas.

As influências africanas na música e na dança são evidentes: o samba, no Brasil, e a tumba, em Curaçao. Para além das praias paradisíacas, Curaçao é o país onde as artes visuais, a arquitetura colorida e a rica herança histórica se destacam. A começar pela gastronomia.

Em Curaçao, destacam-se três pratos típicos, como Kabritu Stoba (ensopado de cabrito), Yuana (carne de iguana) e Keshi Yená (recheio de carne suína ou frango, com castanhas, alcaparras, pimentão, cebola e passas).

Quanto às artes, a Fundação Curaçao Art pode ser um ponto de partida para conhecer artistas locais e internacionais.

Já a Galeria 7.1 Experience, fundada pelo artista autodidata Giovanni Abath, é conhecida pelas impressionantes esculturas e instalações, feitas com aço inoxidável, ferro, espuma e madeira.

Atividades ao ar livre

A ilha oferece uma infinidade de atividades ao ar livre para aqueles que buscam aventura em meio à natureza. Em Hofi Mango, é possível encontrar uma antiga plantação de mangas datada de 1707, onde se cultivava cana-de-açúcar para o tradicional rum “Geldduivel”.

O parque contempla 1000 mangueiras, florestas históricas e riachos. E não deixe de subir até o morro com “A Mão de Deus”, que tem uma vista deslumbrante do Monte Christoffelberg, perfeito para apreciar amanheceres e entardeceres inesquecíveis.

Fato é que a vida se transforma em uma grande celebração em Curaçao, sendo ideal para amigos, casais e famílias. Quando o sol se põe, a ilha caribenha se reinventa e oferece uma seleção de bares, restaurantes e beach clubs sofisticados.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.