Saiba como Novos Vingadores: Illuminati foi semeado em Capitão América 4

A essa altura da exibição de Capitão América: Admirável Mundo Novo nos cinemas, já podemos concordar que não seja mais spoiler se falarmos abertamente sobre a única cena pós-crédito do filme, certo? Até porque o assunto que vamos tratar por aqui agora esclarece uma referência que muitos deduzem se tratar das entidades intimamente conectadas com as Guerras Secretas e conhecidas como Beyonders. O diretor confirmou serem, na verdade, os Illuminati, publicados nos quadrinhos dos Novos Vingadores.

  • Conhece os Beyonders? Eles são os vilões mais perigosos da Marvel
  • Marvel reconhece oficialmente o 1º herói de seu universo após 85 anos

Capitão América: Admirável Mundo Novo terminou com uma vaga referência ao filme Avengers: Doomsday, que mostrará as implicações das Incursões, eventos que colocam dois mundos em colisão e serão responsáveis pelos atos envolvendo os Vingadores, o Doutor Destino (Robert Downey Jr.) e os Beyonders em Avengers: Secret Wars.

Durante uma troca tensa com a versão zoada do vilão Líder (Samuel Sterns) na prisão especial para superseres conhecida como A Balsa. O criminoso avisou Sam Wilson (Anthony Mackie) que algo ou alguém “está chegando”; e que ele foi capaz de enxergar isso ao usar seu intelecto em previsões de cenários ameaçadores a partir de cálculo de probabilidades.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Todos vocês, heróis, protegendo este mundo. Vocês acham que são os únicos? Vocês acham que este é o único mundo? Veremos o que acontece quando vocês tiverem que proteger este lugar… dos outros.” 

Parte dos fãs viram nessa dica uma referência ao Conselho dos Kangs, já imaginando que a Marvel Studios possa consertar a mudança de cronograma que levaria o vilão a Avengers: Kang Dinasty, cancelado depois que o ator que interpreta o próprio Kang, Jonathan Majors, cortado pela Marvel depois de se envolver em polêmicas e litígio nos bastidores. 

Os próprios Illuminati tiveram diversas formações (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Outra parcela acredita que a citação foi em torno dos Beyonders, seres cósmicos que costumam encerrar os dias de existência de uma iteração do Universo Marvel. Ou seja, quando a realidade da atual contagem e nível de maturidade chega ao seu limite, os Beyonders vêm para destruir o universo inteiro, em uma processo em que apenas Galactus sobrevive para acompanhar o nascimento de uma nova idade dos mundos da Casa das Ideias.

Mas não o Líder não falou sobre nem um, nem outro, segundo o próprio diretor de Capitão América: Admirável Mundo Novo, Julius Onah. E sim sobre os Illuminati, que antecederam o mais importante arco na construção do principal enredo das Guerras Secretas de 2015 no título Os Novos Vingadores.                                                                                                          

Diretor confirma uma nova versão multiversal dos Illuminati

Já detalhei bem quem são os Illuminati e como eles podem ser considerados até mesmo anti-heróis perto da vilania, dependendo da perspectiva. Também já contei com a saga Time Runs Out é essencial para mostrar as consequências dos atos sigilosos da equipe na pavimentação do caminho para as Guerras Secretas.

No Universo Cinematográfico Marvel (MCU, na sigla em inglês), conhecemos esse grupo em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura, embora a Feiticeira Escarlate tenha acabado com eles rapidamente na Terra-838 — com aquela formação composta por atores que interpretaram alguns heróis no Universo Marvel da Fox e produções conectadas, e até mesmo na preferência dos fãs, como o Reed Richards de Jim Halpert.

Depois de confirmar em entrevista ao The Wrap que a citação do Líder está ligada aos Illuminati, Onah foi questionado sobre quem integraria essa outra versão dos Illuminati nos cinemas: “Não vou dizer! Não vou dizer [risos]. Digamos que as coisas são deixadas propositalmente vagas naquele pós-crédito por um motivo”, afirmou.

Os Illuminati protagonizaram o título Novos Vingadores, que também pode dar o nome de um novo filme no MCU (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Falando mais sobre a cena pós-créditos, Onah disse: “Essa sempre foi basicamente a cena pós-créditos, e digo por que não filmamos isso até nosso processo de fotografia adicional, quando sempre soubemos que faríamos; e sim porque tínhamos um período de tempo alocado para isso.”

Onah não deu detalhes, contudo, em suas redes sociais ele confirmou que a formação desses Illuminati não será a mesma que vimos em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura; contudo, o time também terá integrantes de diversas Terras da Marvel.

Marvel pode lançar um novo filme dos Vingadores com os Illuminati

Quem assistiu a Capitão América: Admirável Mundo Novo, percebeu que boa parte da trama deixa para trás o desenvolvimento de Sam Wilson como Sentinela da Liberdade para tentar correr com os subplots da Saga do Multiverso

Fazia tempo que o enredo não progredia, então, o filme enfiou no meio da treta do Capitão América com o Hulk Vermelho um monte de coisa que poderia muito bem ter sido melhor desenvolvido antes.

Nos bastidores, há rumores de que as filmagens de Avengers: Doomsday, com estreia programada para o ano que vem, tenham sido reagendadas para uma data posterior, justamente porque o roteirista Steve McFeely estaria ajustando o desenrolar da trama — e isso teria tudo a ver com a programação de um longa que não estava no cronograma para contar como os Illuminati foram derrotados em Novos Vingadores.

Como Doutor Estranho 3, já confirmado, deve adaptar pontos importantes da saga Time Runs Out, é bem possível que vejamos uma equipe de Illuminati vindo confrontar os Vingadores na esperança de destruir a nossa galáxia para que a deles sobreviva — ou seja, é bem possível que também tenhamos uma guerra entre variantes de Illuminatis.

Capitão América: Admirável Mundo Novo teria uma nova versão dos Illuminati, diferente da que vimos em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura (Imagem: Reprodução/Marvel Comics)

Seria um filme que poderia resolver a questão do Kang, que segue incerta faz tempo; e que serviria para aliviar a quantidade de assuntos e eventos que precisam estar alinhados quando Avengers: Doomsday estrear. Por exemplo, Novos Vingadores: Illuminati pode solucionar a questão pendente de Kang e mostrar o que acontece quando uma Terra é destruída para que a outra sobreviva, mostrando por que deveríamos 

Até agora não há uma confirmação de um filme dos Illuminati na Marvel Studios, contudo, Alex Perez, fofoqueiro de bastidores de Hollywood, disse que um possível integrante da nova versão da equipe no MCU pode ter a participação de um personagem vindo do Universo 2099 dos quadrinhos e da animação Homem-Aranha: Através do Aranhaverso conhecido como Homem-Aranha 2099, Miguel O’Hara.

Animador, não? Vamos aguardar mais um pouco e seguir acompanhando se teremos mesmo um Novos Vingadores: Illuminati.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.