Intel XeSS 1.3 traz novos modos de upscaling e mais desempenho

A Intel anunciou novidades para a sua tecnologia de upscaling em games, o XeSS. O recurso agora conta com um novo treinamento de IA para melhorar a qualidade das imagens e aumentar o nível de taxa de quadros quando aplicado, além de oferecer três novos modos de renderização. Um deles, inclusive, é voltado apenas para a aplicação de antisserrilhado.

  • 3 melhores placas de vídeo para jogar em Full HD (1080p) em 2024
  • Como o DLSS e o FSR afetam a qualidade da imagem?

O XeSS 1.3 é a maior atualização da tecnologia desde que foi anunciada em 2021. Agora, o upscaling trabalha com novos algoritmos, que tiveram mais treinamento e, segundo a Intel, levarão mais desempenho aos jogadores. Vale lembrar que além do quesito FPS, essas mudanças também significam que os games devem ganhar melhorias no antisserrilhado geral, redução de ghosting, efeito de flickering e mais estabilidade temporal.

No quesito performance, o time azul informa que o XeSS 1.3 tem um ganho médio de 10% na taxa de quadros quando testado em uma Intel Arc A750 em 1440p e qualidade máxima. Certos jogos, como Diablo IV, batem quase 30% de diferença. Por outro lado, os gráficos integrados do processador Intel Core Ultra 7 155H conseguem um salto menor, de 8%, quando em Full HD e qualidade média.


CT no Flipboard: você já pode assinar gratuitamente as revistas Canaltech no Flipboard do iOS e Android e acompanhar todas as notícias em seu agregador de notícias favorito.

Novos modos de renderização

A empresa também adicionou três novos modos de upscaling. O primeiro é o Ultra Performance, focado no aumento de resolução máximo que deve gerar mais desempenho, mas comprometendo a qualidade de imagem. O segundo fica com o Ultra Qualidade Plus, que prioriza o visual e oferece poucos frames. Já o terceiro é o Native Anti-Aliasing, que mantém a resolução nativa e aplica um filtro de antisserrilhado.

a750
Todos os testes foram realizados em Modo Performance (Intel)
ultra 155h
Nos benchmarks, o XeSS fez a diferença ao tornar Cyberpunk 2077 jogável (Intel)

Um dos anúncios mais importantes do novo Intel XeSS diz respeito ao método de escala de resolução utilizado. A companhia fez mudanças no escalonamento e isso irá impactar tanto na qualidade de imagem, quanto no nível de desempenho gerado pelo upscaling.

Modos de uso do Intel XeSS 1.3
Modo Versão 1.2 Versão 1.3 (Atual)
Native Anti-Aliasing Não existe Resolução Nativa
Ultra Qualidade Plus Não existe 1.3x
Ultra Qualidade 1.3x 1.5x
Qualidade 1.5x 1.7x
Balanceado 1.7x 2.0x
Performance 2.0x 2.3x
Ultra Performance Não existe 3.0x

O Intel XeSS 1.3 já está disponível para desenvolvedores aplicarem em seus games e a expectativa é que vejamos mais dessa tecnologia em breve.

  • 🛒 Compre a Intel Arc A750 Challenger D da AsRock em promoção no Kabum!
  • 🛒 Confira outras ofertas de placas de vídeo gamer da Intel no Kabum!

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Banco do Brasil e C6 Bank têm problemas nesta sexta (5)
  • Todo Mundo Odeia o Chris, mas o Brasil adora o Greg
  • Terremoto de magnitude 4,8 atinge região de Nova York
  • Brasil deve enfrentar frio intenso nas próximas semanas
  • Tesla Cybertruck já está à venda no Brasil com preço surreal
  • Nubank lança função para evitar golpes via ligação telefônica
Adicionar aos favoritos o Link permanente.