Alunos de Escola de Salvador marcam presença em conferência internacional da ONU

Dez estudantes da Pan American School of Bahia (PASB) participaram da 51ª edição da Conferência Yale MUN (Modelo das Nações Unidas), realizada em New Haven, Connecticut, nos Estados Unidos. O evento é uma simulação acadêmica da Organização das Nações Unidas (ONU), onde estudantes assumem o papel de delegados de diferentes países, defendendo os interesses e políticas de suas nações designadas em comitês que abordam temas variados, desde direitos humanos e segurança internacional até questões ambientais e desenvolvimento econômico. Os participantes pesquisam, debatem, propõem soluções e redigem resoluções, buscando construir consenso e promover a cooperação internacional.

Durante a simulação, os estudantes ocupam a posição de diplomatas que tomam decisões segundo as políticas e visões do país, representando as visões políticas contemporâneas da sua delegação, escrevem e debatem  com objetivo de aprovar resoluções que apoiam suas posições. A conferência reúne cerca de 2 mil estudantes do 9º ano do E.F. II ao 3º ano do Ensino Médio de mais de 40 países. 

Segundo o professor e coordenador de MUN da PASB, Isaías Torres, essa é uma atividade enriquecedora para os alunos. “Todos se destacaram no processo parlamentar durante a conferência. Eles puderam navegar em problemas mundiais e colaborar para encontrar soluções. Os alunos discursaram, fizeram perguntas, escreveram cláusulas e participaram do processo diplomático como se realmente fizessem parte da ONU. Foi um grande momento”, afirma. 

Em sua primeira participação em uma conferência internacional, Leonardo Rusch Pimenta, aluno do 9º ano, recebeu a premiação de Honorable Delegate representando o MERCOSUL, pelo destaque na sua oratória. Super entusiasmado com o reconhecimento e a premiação, o estudante, que é apaixonado por debates, descreveu esse momento da sua trajetória acadêmica. “Foi muito bom poder viajar com meus colegas para desbravar o modelo americano da conferência. É uma experiência muito boa para quem quer fazer advocacia ou relações internacionais, mas também ajuda em qualquer profissão que você for seguir porque trabalha bastante a sua confiança e oratória”. É uma atividade muito enriquecedora”, declara.

A excursão para a conferência também proporcionou aos alunos uma visita guiada à sede da ONU, em Nova Iorque, onde puderam vivenciar de perto o ambiente de trabalho da organização e vislumbrar as engrenagens da governança global. O ponto alto da visita foi o encontro com Maria Gabriela Pereira, ex-aluna da PASB que trilhou uma trajetória de sucesso e hoje atua como Legal Officer na ONU. A troca com Maria Gabriela ofereceu aos alunos uma perspectiva valiosa sobre as oportunidades e desafios de uma carreira no cenário internacional. Para complementar a experiência acadêmica, o grupo também explorou o campus da New York University (NYU), um centro de excelência acadêmica e cultural.

Para a orientadora universitária da PASB,  Heather Freeman, ver os alunos participando de debates, representando delegações e países e chegando a consensos sobre conflitos reais é inspirador. “Todos os nossos alunos puderam testemunhar seu crescimento participando dessa edição. É uma vivência realmente transformadora que a escola proporciona para eles. Estamos orgulhosos dos nossos estudantes por representarem a nossa escola com excelência, demonstrando suas habilidades excepcionais de negociação e debate num palco internacional. O sucesso deles é um reflexo da missão da PASB, como a única escola verdadeiramente internacional de Salvador, de formar cidadãos globais”, celebra. 

Há 65 anos sendo referência em educação que abre um mundo de possibilidades ilimitadas para os alunos,  a  Pan American School of Bahia (PASB)  é uma instituição onde todos os investimentos são integralmente direcionados à educação dos alunos, sendo uma comunidade de aprendizagem sem fronteiras, destacando-se como a única escola verdadeiramente internacional da Bahia. A PASB oferece aos alunos a oportunidade de obter três diplomas ao concluir o ensino médio: o brasileiro, o norte-americano e o International Baccalaureate Diploma (IB). Com mais de 12 anos de tradição, o programa IB na PASB tornou-se uma referência pela sua robustez e pela forma como é implementado. O programa acadêmico da instituição incentiva o desenvolvimento do pensamento crítico, o convívio multicultural, com a apreciação e compreensão de diferentes culturas e questões globais, além de cultivar traços de caráter essenciais para que os alunos se tornem agentes de mudança. A PASB é uma comunidade que acredita no valor da educação como o agente impulsor de um futuro próspero com valores que são a base para a formação de um mundo mais humano.

O post Alunos de Escola de Salvador marcam presença em conferência internacional da ONU apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.