Jogadores iniciam movimento no Steam contra jogos feitos por IA

O uso da inteligência artificial está cada vez mais presente nos jogos, mas a comunidade de jogadores no Steam se movimenta para mostrar seu descontentamento com a ferramenta. Em uma discussão no fórum de sugestões da plataforma, eles pedem que exista um filtro que indique se um título utiliza ou não IA generativa.

  • Quais são as datas de promoção no Steam em 2025?
  • O que é um jogo shovelware?

A reclamação é simples: eles temem que o uso da tecnologia impacte de forma negativa a qualidade de seus games, assim como pode botar em risco o trabalho de artistas, desenvolvedores e mais profissionais. O filtro serviria para eles não comprarem essas experiências, indicando para a indústria gamer que ela não é “bem-vinda”.

O Steam já possui diversos filtros, que permitem à comunidade de jogadores identificar, por exemplo, títulos com conteúdo adulto ou compatibilidade com acessórios. O que é exigido é uma ferramenta similar, mostrando quais jogos foram produzidos usando a inteligência artificial generativa. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Ainda que seja um debate existente apenas entre os fãs, sem o envolvimento direto da Valve, ela já está fazendo muito barulho. Neste momento, ela já reuniu 45 páginas e mais de 650 respostas sobre o assunto: com a maioria vocal sendo a favor desta proposta. 

Além das reclamações citadas, a comunidade de jogadores também clama que o Steam pode receber projetos inacabados, que buscam experimentar conceitos diferentes com o uso da inteligência artificial. Porém, há muitos comentários e motivos diferentes para cada um se mostrar contra o uso da tecnologia nos games.

Em uma das reclamações, o usuário afirma que deseja ver jogos que são criados por profissionais e não por alguma companhia que deseja apenas vender um projeto “caça-níqueis” (que busca apenas dinheiro).

“Não quero jogar um game que ninguém quis fazer. Quero jogar coisas que foram feitas por pessoas que realmente amam o que fizeram”, indaga um dos usuários no fórum do Steam.

Uso de IA nos games

Como muitos sabem, o uso da IA é polêmico dentro e fora da indústria gaming. O treinamento delas ocorre de forma “misteriosa”, utilizando o trabalho e arte de diversos profissionais de iniciativas diferentes: vindo das redes sociais, YouTube e diversas outras plataformas. 

Uso de IA em Call of Duty
A IA já foi usada em diversos games como EA Sports College Football 25 e Call of Duty: Black Ops 6 (Imagem: Divulgação/Activision)

Já nos videogames, a discussão tem avançado a favor das inteligências artificiais. Companhias como a Electronic Arts, Embracer Group e até a Square Enix já mostraram interesse e até utilizaram em alguns títulos. Os últimos a afirmarem que seu game utiliza IA foi a Activision com Call of Duty e o diretor de inZOI, que lança no mês de março nos PCs. 

No entanto, outros garantem que a tecnologia não representará uma mudança tão expressiva nos games. É o caso do CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, que afirma que ela não trará uma grande evolução no mercado como os outros estúdios esperam.

Com a movimentação na comunidade de jogadores, é possível que os estúdios e produtoras vejam a inteligência artificial sob outra perspectiva. No momento, a cobrança é que a Valve implemente um filtro no Steam – reforçando uma transparência maior em relação ao uso de IAs nos jogos.

Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? Nós do Canaltech discutimos sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.