Preso, Oruam enfrentará ofensiva na Câmara dos Deputados em 2025

Preso nesta quarta-feira (26/2) no Rio de Janeiro após a polícia encontrar um traficante escondido em sua casa, o rapper Oruam também terá de enfrentar, em 2025, uma ofensiva na Câmara dos Deputados.

Só neste ano, ao menos três projetos já foram protocolados com o objetivo de impedir que artistas como Oruam, que supostamente fazem apologia ao crime em suas obras, possam ser contratados para shows por órgãos públicos.

3 imagens

Veja o material apreendido pela polícia na casa de Oruam

Oruam e Yuri Gonçalves, integrante do Comando Vermelho, foram presos nesta uarta-feira
1 de 3

Arma apreendida na casa de Oruam pela Polícia Civil

Instagram/Reprodução

2 de 3

Veja o material apreendido pela polícia na casa de Oruam

Instagram/Reprodução

3 de 3

Oruam e Yuri Gonçalves, integrante do Comando Vermelho, foram presos nesta uarta-feira

Reprodução

O mais avançado deles até agora é o projeto protocolado pelo deputado Marcelo Álvaro Antônio (PL-MG), ex-ministro do Turismo do governo Bolsonaro, e que foi apensado a outros 16 outros projetos sobre o tema.


Oruam preso

  • Nesta quarta-feira (26/2), Oruam foi preso no Rio de Janeiro pela Polícia Civil.
  • A ação policial fez parte de uma operação da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE), inicialmente voltada para investigar Oruam em outro caso.
  • O rapper era alvo de mandados de busca e apreensão expedidos pela Justiça de Santa Isabel (SP), devido a uma apuração sobre um disparo de arma de fogo ocorrido em dezembro de 2024, em um condomínio de Igaratá (SP).
  • O objetivo dos agentes era encontrar a arma supostamente usada por Oruam nesse incidente.
  • Durante o cumprimento dos mandados na mansão do cantor, no bairro Joá, os policiais se depararam inesperadamente com o traficante Yuri Pereira Gonçalves escondido no local.

O projeto “mãe”, ao qual o PL de Marcelo Álvaro acabou sendo unido, remonta a 2013. Assim, ele já passou, por exemplo, pela Comissão de Cultura da Câmara e, atualmente, está na Comissão de Administração e Serviço Público.

Ainda não há definição sobre quem será o presidente do colegiado em 2025. Caberá a escolhido designar um novo relator para o projeto e pautá-lo na comissão. Se aprovado, ele vai para Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).

Mais projetos

Os outros dois projetos que podem prejudicar futuros contratos de Oruam para shows pagos com dinheiro público ainda estão tramitando de forma mais lenta na Câmara dos Deputados.

Um deles foi apresentado pelo deputado Sargento Portugal (Podemos-RJ) e ainda não foi distribuído para as comissões. O outro, de autoria do deputado Pedro Aihara (PRD-MG), foi enviado à Comissão de Cultura.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.