Vaticano deixa de tratar condição do papa Francisco como crítica

O Vaticano informou nesta quarta-feira (26/2) que a condição de saúde do papa Francisco apresentou uma leve e contínua melhora nas últimas 24 horas.

Os últimos exames realizados pelo pontífice mostraram evolução positiva no quadro inflamatório pulmonar e resultados laboratoriais considerados bons. Apesar dos sinais de recuperação, a Santa Sé mantém o prognóstico reservado.

O boletim desta tarde de quarta já não diz que a condição do papa é “crítica”, como aconteceu nos informes desde a última semana.


O que é prognóstico reservado?

  • Segundo o Ministério da Saúde, o prognóstico é a previsão de como uma doença pode evoluir depois de ser diagnosticada.
  • Já o termo “prognóstico reservado” indica que o estado de saúde do paciente é grave e exige cuidados intensivos e especiais.
  • No entanto, a evolução do quadro ainda é incerta.

Segundo comunicado da Santa Sé, uma tomografia computadorizada realizada na noite de terça-feira (25/2) confirmou que a inflamação pulmonar segue evoluindo de forma normal. O quadro de leve insuficiência renal detectada nos últimos dias também foi resolvida.

Apesar disso, o pontífice segue recebendo oxigenoterapia de alto fluxo, mas não apresentou crises respiratórias asmáticas. Ele continua sendo submetido a fisioterapia respiratória para auxiliar sua recuperação.

Durante a manhã desta quarta-feira, Francisco recebeu a Eucaristia, e, à tarde, voltou a realizar algumas atividades de trabalho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.