5 jogos de super-heróis que foram cancelados como o da Mulher-Maravilha

A Warner Bros. Games cancelou Mulher-Maravilha, dando fim a mais um game de super-heróis. Apesar da amazona ser a nova vítima, não é a primeira vez (e provavelmente não será a última) que veremos um game baseado em HQs sendo cancelado desta forma.

  • Review Monster Hunter Wilds | Renovação da franquia com estilo
  • Do indie ao blockbuster: entenda o que são jogos A, AA e AAA

Levando em consideração que existiram diversos projetos da própria DC Comics e da Marvel que foram cancelados antes de ver a luz do dia, o Canaltech listou os principais games que não chegaram aos seus maiores fãs.

Enquanto alguns projetos empolgam e não são concluídos, outros chegam prometendo tudo e não entregam absolutamente nada. É o caso de Esquadrão Suicida e de Marvel’s Avengers, ambos abandonados pelas produtoras após diversas críticas e reclamações sobre a experiência.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

5 jogos de super-heróis que foram cancelados

Confira os 5 jogos de super-heróis que foram cancelados ainda em sua fase de desenvolvimento, sem qualquer oportunidade de chegarem ao público de algum modo. Veja a lista abaixo:

5. The Avengers: mais uma adaptação de filmes

Levando em consideração que Homem de Ferro, Capitão América e Thor receberam uma adaptação nos games, obviamente que os Vingadores também ganhariam uma versão. O projeto foi produzido para ser lançado no PS3 e Xbox 360, mas seguiria uma narrativa diferente: ao invés de enfrentar os Chitauri, os vilões seriam os Skrulls.

Não se sabe o que motivou o cancelamento de The Avengers, mas o título estava sendo produzido pela THQ Nordic em parceria com a própria Marvel – que usaria os personagens em futuros projetos, como Capitã Marvel e em Invasão Secreta; o que pode ter sido uma das causas de terem seguido por outro caminho. 

Jogo cancelado de The Avengers
No jogo, os Vingadores enfrentariam os Skrulls (Imagem: Reprodução/THQ)

4. Superman Blue Steel: traumas justificam

Com “O Retorno do Superman” nos cinemas em 2006, a Warner Bros. Games decidiu investir novamente em um dos maiores super-heróis já criados pela DC Comics. Porém, o jogo foi vítima das circunstâncias e o estúdio que trabalhava no projeto, Factor 5 (o mesmo de Star Wars: Rogue Squadron), fechou as portas e levou seu trabalho para a gaveta.

Desde então nenhum outro projeto do Superman viu a luz do dia, com apenas uma razão para isso: o infame jogo do personagem no Nintendo 64, que até hoje é visto como um meme dentro da comunidade. Ou seja, além de não vermos “Blue Steel” no PS3, Xbox 360 e Nintendo Wii, Clark Kent só fez algumas aparições como na franquia Injustice. 

Arte de Superman: Blue Steel
Nas artes conceituais de Superman: Bue Steel, o super-herói enfrenta Apocalipse (Imagem: Reprodução/Factor 5)

3. Spider-Man Classic: sequência cancelada de Web of Shadows

Antes de Spider-Man: Web of Shadows ser lançado, a Shaba Games já tinha confirmado que trabalhava em uma sequência para a sua história. O projeto, apesar de nunca ter visto a luz do dia, tinha até uma premissa: o Homem-Aranha e o Wolverine se juntariam para reviver os confrontos mais icônicos contra os vilões da Marvel.

Apesar de não ser uma ideia ruim e a Shaba Games continuar com a licença para produzir jogos sobre o super-herói, as vendas fracas de Web of Shadows levou eles a abandonarem o projeto e fecharem as portas em 2009. Alguns elementos dele foram reutilizados no jogo “Shattered Dimensions”, produzido pela Beenox. 

Homem-Aranha e Wolverine juntos
A sequência de Web of Shadows teria Homem-Aranha e Wolverine trabalhando juntos (Imagem: Reprodução/Shaba Games)

2. Spider-Man 4: jogo do filme que nunca existiu

Falando do amigão da vizinhança, a Radical Entertainment já produziu um jogo da linha Spider-Man baseado no quarto filme de Tobey Maguire – que também foi cancelado na época. Nem é preciso dizer que, se o filme não existe, a adaptação dele para os games tem de sumir junto.

Quando a produção foi cancelada, o projeto ainda estava no estágio do protótipo e curiosamente foi direcionada para outro projeto: Prototype 2. Para a sorte de muitos, parte de seu gameplay acabou vazando no YouTube e você pode notar como seria a nova aventura daquele Peter Parker nos videogames.

 

1. The Flash: caiu como a Mulher-Maravilha

O estúdio Brash Entertainment já trabalhou em um projeto relacionado ao The Flash em 2008. O game colocaria o corredor escarlate para usar toda sua velocidade entre Central City e Keystone City, contra diversos vilões e contando com uma história escrita por Marv Wolfman. Não há detalhes sobre a trama, mas ela ocorreria após os eventos vistos em “Crise nas Infinitas Terras”.

Após seu cancelamento, diversos detalhes e trechos de gameplay também vazaram no YouTube. Até hoje o seu fim traz tristeza para os fãs, principalmente pela ascensão que o super-herói recebeu durante a produção da série do Arrowverse (que foi exibida entre 2014 e 2023).

 

Um caminho triste para os super-heróis

Seguindo o caminho de Flash, Superman, Vingadores e muitos outros, o jogo da Mulher-Maravilha também foi cancelado e expõe a forma como a Warner Bros. Games tratará seus próximos lançamentos: veremos apenas títulos em que seja garantido um retorno financeiro, como é o caso de Hogwarts Legacy (jogo mais vendido de 2023), Mortal Kombat e personagens como o Batman.

A Square Enix também não teve sorte neste caminho, com Marvel’s Avengers se tornando um fracasso comercial. Ainda que eles tenham lançado Guardians of the Galaxy, que é elogiado pelo público, suas vendas não agradaram o bastante para manter sua parceria com a Marvel – vendendo a Eidos Montréal e focando em seus clássicos RPGs. 

Vale reforçar outro aspecto, que era o licenciamento para adaptações de filmes de super-heróis. Pelo excesso de títulos ruins (exceto X-Men Origins: Wolverine), muitos estúdios nem tentaram trabalhar com o nicho por envolver limitações criativas e contratos problemáticos. A High Moon Studios, por exemplo, trouxe Deadpool fora deste ambiente e ganhou destaque. O mesmo foi visto pela Beenox com seus Spider-Man e a Rocksteady Studio na franquia Batman Arkham. 

Entre os principais jogos de super-heróis que foram cancelados como da Mulher-Maravilha, temos:

  1. The Flash
  2. Spider-Man 4
  3. Spider-Man Classic
  4. Superman: Blue Steel
  5. The Avengers

Ainda tem muito dos super-heróis no futuro

Mesmo com o cancelamento do jogo da Mulher-Maravilha, ainda há diversos projetos de adaptação de HQs em produção. A Marvel já prometeu que trará Pantera Negra (pela Electronic Arts), Capitão América e o Pantera Negra (pela Skydande New Media) e até um baseado no Blade (pela Bethesda). 

Jogo de Blade
Blade ainda está a caminho do mundo dos games (Imagem: Divulgação/Bethesda)

Já em relação aos super-heróis da DC Comics, como eles passaram recentemente pelo problema com Esquadrão Suicida: Mate a Liga da Justiça, não há qualquer outro jogo anunciado para os super-heróis da editora. No entanto, com os filmes e séries de James Gunn, é possível que o universo compartilhado se estenda também aos games.

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.