China acusa Taiwan de entregar a TSMC como souvenir aos EUA

Taiwan detém a maior fábrica de semicondutores do mundo e os maiores clientes da TSMC são empresas norte-americanas. Essa relação, segundo a agência de notícias Reuters, tem incomodado a China. O país, que defende que a ilha lhe pertence, afirma agora que a fábrica taiwanesa está sendo dada como “souvenir” para os EUA, seu maior rival comercial.

  • O que é um transistor RibbonFET?
  • O que é arsênio e por que faz mal à saúde?

Essa história começou com rumores sobre investimentos na Intel por parte da TSMC, algo que surgiu na imprensa estadunidense recentemente. Nenhuma das duas empresas comentaram oficialmente a questão, e o governo taiwanês diz não saber nada sobre o assunto.

Em uma conferência nesta semana, Zhu Fenglian, porta-voz do escritório de negócios em Taiwan da China, alegou, sem apresentar evidências, que as pessoas na ilha estariam preocupadas com o país se tornando uma espécie de fábrica dos EUA:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“A fim de obter ganhos egoístas, as autoridades do Partido Democrático Progressista fizeram livremente exigências de forças externas, usando o setor de semicondutores de Taiwan e empresas poderosas para conseguir um pé na porta para confiar em países estrangeiros para buscar a independência, e até mesmo dá-los como souvenir”.

Grande parte dos wafers produzidos no mundo vem de Taiwan (Foto: TSMC/Divulgação)

Taiwan comenta sobre o assunto

Já o conselho de negócios de Taiwan disse somente que está respondendo às novas políticas de mercado do governo de Donald Trump:

“Em resposta aos desafios impostos pelas novas políticas de Trump em relação ao nosso setor de semicondutores e à TSMC, nosso governo trabalhará em estreita colaboração com o setor para manter a posição de liderança de Taiwan no campo da tecnologia avançada”.

Essa tensão é delicada e por mais que um conflito propriamente dito possa não acontecer, existe uma chance de abalar toda a cadeia produtiva de semicondutores do mundo, que é amplamente concentrada na China e Taiwan.

Veja mais do CTUP:

  • 10 melhores jogos indies para PS5
  • Saiba como escolher a placa de vídeo NVIDIA ideal
  • Na prática, o que significa uma CPU perder suporte do Windows 11?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.