Rio de Janeiro realiza shows para comemorar o aniversário da cidade

Em comemoração ao aniversário do Rio de Janeiro, a Prefeitura do Rio, através da Secretaria Municipal de Cultura, promove, a partir do dia 1º de março, uma série de encontros musicais entre a cantora Teresa Cristina e as Velhas Guardas das Escolas de Samba da cidade.

Expoentes máximos da nobreza do samba carioca, as Velhas Guardas são detentoras de uma cultura oral riquíssima e do repertório definitivo das grandes agremiações. Seus integrantes são a história viva que é contada por meio dos sambas de terreiro, que incendeiam as quadras das Escolas de Samba enquanto se preparam para o carnaval. Com intuito de preservar esse legado, o Projeto “Memória do Samba: Terreiros” promove encontros gratuitos entre a cantora Teresa Cristina com as Velhas Guardas da Portela, Mangueira, Salgueiro e Império Serrano. O primeiro dos 16 encontros – quatro para cada Escola – será dia 1º de março, às 17h, na Arena Carioca Fernando Torres, em Madureira. Todos espetáculos serão realizados em equipamentos da SMC

Se hoje o samba é reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, muito se deve às agremiações e às Velhas Guardas, que desde suas fundações lutavam contra os preconceitos impostos pela resistência ao gênero. As apresentações do Projeto “Memória do Samba: Terreiros”, portanto, terão como palco as lonas culturais espalhadas pela Zona Norte e subúrbio do Rio de Janeiro, onde o povo respira samba, com entrada gratuita mediante a doação de um livro, numa iniciativa do projeto Rio Capital Mundial do Livro.

Para acompanhar esses monumentos vivos do Samba, Teresa Cristina, que mergulhou no cancioneiro das Escolas de Samba e de seus principais compositores, como o gigante Candeia. A cantora foi a primeira e única mulher a ganhar um Estandarte de Ouro de melhor samba-enredo, pela Renascer de Jacarepaguá, em 2015, justamente com o enredo “Candeia”.

Nesta série de espetáculos, Teresa Cristina vai apresentar ao público carioca o Samba de Terreiro, resgatar o legado deste gênero musical e homenagear os grandes sambistas que contribuíram e ainda contribuem para a identidade musical do Rio de Janeiro. 

– Fazer esses shows é chamar a atenção para um repertório rico que não pode se perder. Portela, Mangueira, Salgueiro e Império Serrano são as quatro escolas com mais compositores de samba de terreiro e precisamos lembrar dessas músicas maravilhosas, seus autores e firmar o compromisso ético com a função social do gênero, diz a cantora

Serviço

Data: 01/03/2025

Local: Arena Carioca Fernando Torres – Madureira

Início do show: 17h

Participação: Velha Guarda da Portela

Entrada: Doação de um livro.

O post Rio de Janeiro realiza shows para comemorar o aniversário da cidade apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.