Nova ministra da SRI, Gleisi já reclamou de “ganância” do Congresso

Anunciada nesta sexta-feira (28/2) como nova ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI), Gleisi Hoffmann (PT) já fez duras críticas à “ganância” do Congresso Nacional sobre o Orçamento da União.

Gleisi, que será a responsável pela articulação política de Lula, reclamou, em janeiro de 2024, que o Parlamento colocava uma “faca no pescoço” do governo, após o Centrão reclamar do veto de Lula às emendas de comissão.

4 imagens

1 de 4

Ricardo Stuckert/PR

2 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles

3 de 4

Reprodução

4 de 4

Rafaela Felicciano/Metrópoles

“Congresso já vai ficar com R$ 47 bilhões do Orçamento por conta de emendas e ainda exige mais R$ 5 bilhões! É muita ganância pelos recursos que deveriam servir ao país como um todo. Isso já não é mais política, é faca no pescoço”, disse a então presidente do PT na ocasião.

Como mostrou a coluna, Lula escolheu Gleisi para substituir Alexandre Padilha na SRI com foco nas eleições de 2026. O presidente quer que a petista ajude a construir uma nova “frente ampla” para as eleições.

Padilha, por sua vez, será o novo ministro da Saúde, no lugar de Nísia Trindade. Há ainda expectativa de outras mudanças ministeriais que contemplem nomes do Centrão.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.