Demolidor: relembre a série da Netflix antes de ver Renascido no Disney+

A série Demolidor: Renascido está prestes a estrear na Disney+ e você não conseguiu acompanhar a história do personagem na Netflix? Não tem problema, nós do Canaltech vamos recapitular alguns eventos que podem ser importantes dentro da nova trama para você.

  • 6 curiosidades do trailer de Demolidor: Renascido que precisa ver
  • Disney revela datas de estreia dos 6 episódios de Demolidor: Renascido

Assim como o Homem-Aranha, agora o personagem está “De Volta ao Lar” e fará parte do núcleo principal do MCU. Sua série serve para dar mais um passo dentro da linha de super-heróis urbanos, como já foi visto em Gavião Arqueiro, Eco e Cavaleiro da Lua

Porém, antes de Demolidor: Renascido na Disney+, tivemos três temporadas do personagem na Netflix, sua presença na trama de Os Defensores e diversas participações em outras produções. Foi um longo caminho, mas relembre os passos do herói antes da nova série:


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

6. A Origem do Demolidor

Assim como nas HQs, Matt Murdock era criança quando teve seus olhos expostos a ácidos que impactaram sua visão. Apesar de não enxergar como as pessoas comuns, ele consegue ver tudo como se estivesse revestido “em chamas” – como ele mesmo explica. 

Imagem de Charlie Cox como Demolidor
Advogado de dia, vigilante de noite: conheça o caminho do Demolidor nas séries (Imagem: Divulgação/Netflix)

Seu pai era o boxeador Jack Murdock, que ajudou o filho a passar pela fase mais difícil de ficar cego. No entanto, ele acabou sendo assassinado por se recusar a perder uma luta, levando o jovem a ser criado em um orfanato católico.

Um guerreiro chamado Stick notou Matt Murdock e um grande potencial, ajudando ele com um treinamento que expandiria seus demais sentidos. No entanto, como servia à uma organização chamada de “A Casta”, que enfrentava a ameaça do Tentáculo em todo o planeta, ele abandonou o jovem ao perceber que estavam mais próximos de um pai e filho do que de um mestre e aprendiz.

Antes de se tornar o Demolidor, ele se formou em Direito e abriu um escritório ao lado de seu amigo Foggy. Porém, ele continuava treinando e defendendo as pessoas da Cozinha do Inferno – bairro que viviam. Ao notar ameaças cada vez maiores, como o Tentáculo e Wilson Fisk (o Rei do Crime), que não eram atingidos pela lei, ele assume o papel do herói com seu traje vermelho e um bastão. 

Wilson Fisk em Demolidor
O Rei do Crime é o maior nêmese do Demolidor (Imagem: Divulgação/Netflix)

5. Principais vilões e aliados na Netflix

No papel de vigilante, ele enfrentou vários inimigos durante as suas três temporadas na Netflix. Ele bateu de frente contra a Bratva, Yakuza, o próprio Rei do Crime e o Tentáculo em suas aventuras, mas não foram os únicos que encontraram uma “forte justiça” por suas mãos.

Em seu caminho para defender as pessoas, ele também encarou o próprio Justiceiro, sua ex-namorada Elektra Natchos e a ameaça do Mercenário – que renderam grandes conflitos sobre como o Demolidor estava lidando com o caminho que escolheu e quais seriam suas escolhas para o futuro.

Além de Foggy, o herói também contou com o apoio de Karen Page, Ben Urich e da enfermeira Claire Temple. Já entre os aliados entre os super-heróis estão o Justiceiro, Jessica Jones, Luke Cage e o Punho de Ferro. Estes três últimos, ao lado de Matt Murdock, formaram o grupo Os Defensores. 

Os Defensores na Netflix
O Demolidor fez parte do grupo Os Defensores (Imagem: Divulgação/Netflix)

4. Um breve resumo da jornada

Na primeira temporada, vemos Matt Murdock se tornar o Demolidor enquanto Wilson Fisk cresce como o Rei do Crime. Karen Page é acusada de assassinato, com o advogado investigando seu caso até chegar na grande organização criminosa que conta com a máfia russa, japonesa e com o grande vilão por trás de tudo.

Já no segundo ano da Netflix, a organização Tentáculo está decidida a tomar Nova Iorque e avança com seus planos de se livrar dos vigilantes para cumprir seu objetivo. Liderada por Nobu Yoshioka, que tinha sido morto na primeira temporada, eles envolvem tudo o que o personagem conhece e ama: inclusive sua ex-namorada Elektra Natchos e o próprio Justiceiro. 

Demolidor acorrentado pelo Justiceiro
Na temporada 2, Demolidor encara um mundo maior do que suas ruas (Imagem: Divulgação/Netflix)

Em Os Defensores, ele se une a Jessica Jones, Luke Cage e ao Punho de Ferro para acabar de vez com a ameaça do Tentáculo. Enquanto as histórias de Matt Murdock são um pouco mais centradas no realismo, agora há magia e ressurreições em seu caminho. Porém, ele e os demais membros do grupo precisam se entender e entrar em um acordo para vencer o perigo e salvar a cidade de Nova Iorque.

O fim de Os Defensores leva Matt a se esconder, indeciso se leva uma vida comum como advogado ou se mantém suas atividades como o Demolidor. Porém, com Wilson Fisk saindo da prisão e o surgimento do Mercenário, ele toma a decisão de manter seu lado vigilante, mesmo que isso o afaste dos amigos e pessoas que ama.  

Demolidor na frente de seu traje
O Demolidor decide seguir seu caminho como vigilante no fim da série da Netflix (Imagem: Reprodução/Netflix)

3. Interesses românticos do Demolidor

É seguro afirmar que o Demolidor é um baita de um mulherengo e que usa todo o seu charme para sair beijando e agarrando diversas personagens. Sejam aliadas, inimigas ou qualquer que seja a orientação moral da pessoa: deu mole, ele já está tentando uma aproximação.

Nas temporadas exibidas pela Netflix ele teve um relacionamento com Claire Temple, Elektra Natchos e com sua amiga mais próxima: Karen Page. No entanto, nenhum dos três acabou bem para o herói ou para estas mulheres – causando mais problemas do que servindo como um alívio de sua vida de combate ao crime. 

Em sua participação em Mulher-Hulk, ele também se envolveu com a protagonista e eles viveram “um caso”. Ou mais do que isso, porque foi o suficiente para o Demolidor participar de um grande churrasco em que o próprio Hulk estava presente. Os romances podem não dar em lugar algum, mas ao menos ele aproveita da melhor forma, certo?

Cena do Demolidor em Mulher-Hulk
O que os olhos não veem, o coração não sente: pode ser verde, azul ou qualquer cor. Deu mole, Demolidor vai para o ataque (Imagem: Reprodução/Disney)

2. Participações especiais

Uma das grandes sacadas da Marvel Studios foi integrar o Demolidor em vários núcleos para mostrar que ele continua por aí – seja trabalhando como advogado ou salvando o dia como o super-herói. E o que não faltou foi aparições especiais, seja durante a sua época na Netflix ou na nova era da Disney+.

Além de pertencer ao núcleo d’Os Defensores e salvar Nova Iorque, o personagem também fez uma ponta em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa. Com Peter Parker sendo acusado de assassinato, um certo advogado cego fez uma visita ao jovem para oferecer seus serviços – chegando a proteger o amigão da vizinhança de levar uma tijolada. 

Depois disso, o vemos em Mulher-Hulk. Na série, o Demolidor estava auxiliando o “alfaiate dos heróis” Luke Jacobson como advogado em um processo movido pelo vilão Sapo e sua advogada, Jennifer Walters. Com um resultado negativo nos tribunais, o Sapo decide sequestrar o profissional para costurar um novo traje para ele e cabe ao “Demônio de Hell’s Kitchen” salvar o dia.

Ele também faz uma aparição na série “Eco”, lutando contra a protagonista durante uma intensa cena de ação em um depósito. Apesar de estar presente na produção, a cena é apenas uma memória e os dois não trocam muitas palavras – apenas socos e chutes. 

Matt Murdock em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa
Em Homem-Aranha: Sem Volta para Casa, Matt Murdock é o advogado de Peter Parker (Imagem: Reprodução/Sony)

1. O caminho para Demolidor: Renascido

Em um panorama geral, diversas produções prepararam o terreno para Demolidor: Renascido na Disney+. Vimos o Rei do Crime retornando na série do Gavião Arqueiro, mostrando que ainda é uma grande ameaça à cidade e aos heróis. Já em Eco, o vilão se interessa por seguir o caminho da política e decide concorrer à prefeitura de Nova Iorque.

Enquanto isso, Matt Murdock continua agindo como um vigilante para proteger as pessoas de Hell’s Kitchen. No entanto, tudo indica que um incidente que ocorreu logo após a série da Mulher-Hulk levou ele a “encerrar” suas atividades e continuar apenas como um advogado. Ele mantém contato com Foggy, Karen Page e até com o Justiceiro, que são vistos na prévia da nova série.

Capa de Demolidor: Renascido
Se Demolidor: Renascido usará toda sua história na Netflix ou não, não foi confirmado (Imagem: Divulgação/Disney)

Mesmo com o Justiceiro de Jon Bernthal retornando, não há confirmação de que os outros heróis da Netflix serão mencionados ou podem aparecer. Referências no trailer apontam que Luke Cage ainda está por aí, mas não há qualquer sinal de Jessica Jones e do Punho de Ferro.

Outra informação que segue sendo mantida em sigilo é quanto do que foi visto nas três temporadas anteriores de Demolidor será considerado cânone na Disney+. Em nenhum momento eles usam a palavra “continuação”, apesar de manter diversos elementos e atores que participaram da produção anterior. Se a da Netflix se passa em “outra realidade”, alguns detalhes podem ser contados de outra forma. 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.