O cinema para a alteridade

 

Diego Leonardo Santana Silva

Pós-doutorando no PROFHISTÓRIA/UFS

Doutor em História Comparada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro

Integrante do Grupo de Estudos do Tempo Presente (GET/UFS/CNPq)

Foto: iStock/Divulgação/Educa SC

 

O cinema é uma das formas de arte mais presentes em nosso tempo. Seja por meio dos cinemas físicos, da televisão, da internet, nos celulares e em outros recursos, o acesso ao conteúdo audiovisual por nossa parte vem se tornado cada vez mais comum. O vídeo explica, chama atenção e se tornou um dos principais instrumentos de comunicação de nossa época. Por essa razão, seu uso em sala de aula vem crescendo e se faz cada vez mais necessário.

Ao longo dos anos, filmes acabaram se tornando marcas. Alguns foram tão assistidos que se tornaram espaços de memória e referência. Assistir a filmes é também uma prática social, um momento de permanecer juntos consumindo o mesmo conteúdo. Algo diferente do que é feito na internet na qual as pessoas consomem conteúdos personalizados através das telas de seus smartphones. O filme é peculiar e, mesmo sendo o mesmo filme, quando ele é assistido de novo, nossas percepções se afloram. Filmes são interpretados e reinterpretados anos, às vezes décadas depois de serem produzidos, o que demonstra a capacidade de dialogar com a época em que foram produzidos e com a posteridade.

O cinema tem o poder de entreter e emocionar. Por essa razão, essa forma de arte pode contribuir para algo tão necessário no processo educacional atual, que é ensinar para a alteridade. Em uma época em que a intolerância ganha espaço, temos que nos colocar no lugar do outro e trabalhar a sensibilidade para combater a desumanização com a qual os menos favorecidos são obrigados a conviver. Nisso, histórias ficcionais e reais transmitidas por meio do audiovisual possuem o potencial de aflorar a alteridade em cada um de nós. O filme deve ser consumido e problematizado, o que nos leva a necessidade de um letramento audiovisual. Afinal, como analisar de maneira crítica aquilo que consumimos?

Sendo assim, o uso de filmes em sala de aula é um recurso valorizado e cada vez mais utilizado por professores, sendo incentivado pelos parâmetros educacionais. Não é à toa que olhar projetos de reconstrução historiográfica faz uso da produção de documentários e filmes, produzindo conteúdo audiovisual devido à sua facilidade de consumo e absorção pelos estudantes. Por essa razão, temos que fazer uso do filme em sala de aula para a construção de uma educação cidadã e democrática.

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