Google desafia buscas no ChatGPT e testa novo Modo IA; veja como funciona

 

A Alphabet, controladora do Google, começará a testar um novo modo de busca baseado em inteligência artificial, permitindo que usuários façam perguntas mais complexas e com múltiplas partes — um indicativo de como o principal produto da empresa pode evoluir.

A nova funcionalidade, chamada Modo IA, realiza simultaneamente várias buscas relacionadas em segundo plano, prevendo quais subtemas podem interessar ao usuário e apresentando uma resposta unificada que resume múltiplas consultas, explicou Robby Stein, vice-presidente de produto para buscas do Google, em entrevista.

O Modo IA será acessado por meio de uma aba separada da página principal de buscas, sendo ideal para questões mais complexas, que não se encaixam bem nas buscas tradicionais por palavras-chave. Segundo Stein, os testes iniciais do Google mostraram que as perguntas feitas no Modo IA são, em média, duas vezes mais longas do que as buscas convencionais.

“A ferramenta oferece informações de toda a internet e dos sistemas mais atualizados do Google”, afirmou Stein. O Modo IA pode processar textos, imagens e vídeos, sendo baseado no Gemini 2.0, o mais recente modelo de inteligência artificial da empresa.

O lançamento do Modo IA ocorre quase um ano após o Google ter introduzido o AI Overviews, funcionalidade que usa IA para responder diretamente a algumas perguntas dos usuários, acima da tradicional lista de links. O novo recurso, que será disponibilizado inicialmente para usuários cadastrados no programa de testes experimentais, é mais um movimento da empresa para manter sua relevância diante da concorrência de startups como a OpenAI, que vêm disputando seu espaço no mercado de buscas.

Um diferencial do Modo IA é que ele estará disponível primeiro para assinantes do pacote de IA do Google, marcando uma mudança sutil no modelo de negócios da busca do Google, que sempre foi gratuita para todos os usuários.

Por anos, a empresa relutou em fazer grandes mudanças na busca, que gerou quase 60% da receita total do Google no último trimestre. No entanto, a ascensão do ChatGPT, da OpenAI, desafiou o modelo tradicional de busca na web por meio de palavras-chave, introduzindo a ideia de um sistema de IA capaz de responder perguntas de forma mais conversacional. Desde então, outras startups de busca baseadas em IA, como Perplexity e Anthropic, também entraram no mercado.

O Google ainda leva vantagem por seu acesso a dados atualizados da internet, informações detalhadas de bilhões de produtos e sua base de conhecimento Knowledge Graph, que há anos ajuda a entregar respostas relevantes.

No entanto, ao resumir informações da internet com IA, o Google corre o risco de reduzir o tráfego para sites que criam esse conteúdo e dependem dessa audiência para gerar receita. Stein argumentou que o Modo IA “abre oportunidades para os sites se destacarem e ajudarem mais usuários”, mas a preocupação entre criadores de conteúdo é crescente, já que respostas diretas fornecidas pela IA podem fazer com que menos usuários cliquem nos links para acessar as informações completas.

Além do Modo IA, o Google anunciou que o AI Overviews será aprimorado com tecnologia da versão mais recente do Gemini, permitindo que usuários façam perguntas ainda mais complexas, especialmente em áreas como matemática e programação. A funcionalidade também será disponibilizada para adolescentes.

Fonte: Infomoney

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