Procon-SP: veja lista das empresas que mais receberam reclamações

O Procon-SP divulgou nesta sexta-feira (14/3) a lista das empresas com mais reclamações registradas em 2024. A liderança ficou com a Yeesco, a loja online de roupas, seguida pela concessionária de energia Enel e, por fim, pela Hurb Technologies, a agência online de viagens.

O órgão de defesa do consumidor informou que 255.536 reclamações não foram resolvidas num primeiro momento e deram origem a processos administrativos. A lista das empresas é feita com base nesse grupo, com 238.995 queixas feitas diretamente na Fundação Procon-SP e 16.541 aos 71 Procons Municipais que participaram do levantamento.

A Yeesco recebeu 10.647 queixas. A Enel Eletropaulo e a Hurb somaram, respectivamente, 8.508 e 7.554 registros de reclamações. Quanto ao índice de solução, a Yeesco resolveu 29,6% das queixas; a Enel Eletropaulo 16,4%; e a Hurb Technologies,3%. “As três empresas foram, em algum momento, multadas pelo Procon-SP em razão do desrespeito à legislação”, diz nota divulgada pelo Procon-SP. As penalizações foram aplicadas no início do ano, no caso da Yeesco, no ano passado para a Enel e em 2023 para a Hurb.

Em 2024 apenas 29,1% das queixas feitas diretamente no Procon-SP foram resolvidas, ante 31,7% de soluções dos processos no ano anterior (220.167) – queda de 2,6 pontos percentuais.  Já o percentual de resolução na segunda fase nos Procons municipais foi de 54,1% (16.541 reclamações em 71 Procons municipais) em 2024 e 39,5% (12.947 reclamações em 35 Procons municipais participantes) em 2023.

Reclamações em alta

“Esses dados revelam que as empresas precisam encontrar formas mais assertivas para se relacionar com os consumidores, aprimorando canais de atendimento, ferramentas tecnológicas e qualificando melhor as suas equipes”, diz Luiz Orsatti Filho, diretor do Procon-SP. “Parte considerável destas reclamações têm origem na dificuldade de contato, como, inclusive, já identificamos por meio de consultas junto aos consumidores realizadas em duas oportunidades ao longo do ano passado.”

Apenas considerando os registros de reclamações (sem os atendimentos), foram 679 mil em 2024 e 672 mil em 2023, com índice de solução respectivamente de 60,8% e 58,0% – melhoria de 2,8 pontos percentuais na solução dos problemas já no primeiro contato entre o consumidor e o fornecedor feito de imediato pela plataforma ProconSP Digital.

Processos não resolvidos

Em relação aos processos não resolvidos nessa primeira fase, houve uma queda nos índices de resolução. Enquanto no ano passado, das 238.995 reclamações transformadas em processos, 29,1% foram atendidas, em 2023, o índice foi de 31,7% das 207.220 queixas.

Ao todo existem 378 Procons municipais conveniados em todo o Estado, dos quais 86 já utilizam a plataforma Procon-SP Digital; destes, 71 integram o presente cadastro e 35 tiveram seus dados incluídos nas informações de 2023.

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