Porsche testa gasolina sintética em carros no Brasil

A Porsche começou a trabalhar em sua gasolina sintética própria como alternativa para salvar, ou pelo menos prolongar, a vida dos motores a combustão, ameaçados pelas novas e rígidas leis de controle de emissão de gases no meio-ambiente.

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Batizado de e-fuel, o combustível começou a ser desenvolvido nas instalações da marca alemã no Chile, em um projeto piloto chamado Haru Oni (terra dos ventos, no dialeto local). Satisfeita com os resultados obtidos, a Porsche resolveu testar a gasolina sintética no Brasil.

A montadora convidou alguns veículos de imprensa para realizar um pequeno test-drive a bordo de carros abastecidos com e-fuel. O trajeto contou com trechos urbanos e rodoviários, em um bate-volta entre São Paulo e Mairiporã, município próximo à capital.


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De acordo com os colegas que participaram da ação, a Porsche disponibilizou modelos variados de seu portfólio para comprovar a eficiência da gasolina sintética em motores distintos — desde o icônico 911 até o Cayenne.

Porsche testou gasolina sintética em diferentes modelos da marca no Brasil (Imagem: Divulgação/Porsche)

Como a gasolina sintética se saiu?

O experiente e respeitado jornalista Fernando Calmon foi um dos convidados pela Porsche para participar da ação. Em sua coluna no Uol, Calmon revelou que a montadora utilizou 600 litros de gasolina sintética em seus testes. E deu seu veredicto sobre o desempenho do e-fuel no Brasil.

Segundo o colunista, o cheiro e o aspecto da gasolina sintética são praticamente idênticos ao do produto vendido nos postos brasileiros. Em relação ao desempenho, a avaliação apontou que não houve mudanças perceptíveis em aceleração ou consumo, indicando que o e-fuel, a princípio, pode substituir sem maiores problemas o combustível fóssil.

Leia a matéria no Canaltech.

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