Teste: Porsche Taycan Cross Turismo é a perua mais “nervosa” do Brasil

A linha 2025 do Porsche Taycan chegou ao Brasil em dez versões distintas e, a julgar pelo que mostrou em seu primeiro contato com a reportagem do CT Auto, vai impressionar aos afortunados que tiverem ao menos R$ 820 mil para gastar em um novo carro elétrico. Mesmo nas versões mais simples.

  • Porsche | Entenda as linhas da montadora alemã
  • Quanto custa um Porsche?

Tivemos a oportunidade de pilotar (sim, porque um carro desse porte você não dirige; você PILOTA) a versão de entrada da linha das “peruas”, o Taycan 4 Cross Turismo, por cerca de 350 quilômetros, em uma viagem de ida e volta entre São Paulo e o Autódromo Velocittà, em Mogi Guaçu, interior de São Paulo.

Mesmo a variante mais simples deixou clara a intenção da marca alemã com a nova linha elétrica da Porsche: melhorar a já magnífica imagem que o Taycan tem junto ao público brasileiro desde que desembarcou no país pela primeira vez, em 2020.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Como anda o Porsche Taycan Cross Turismo?

Dotado de dois motores elétricos que, juntos, despejam 435 cv nas mãos do motorista, o Taycan 4 Cross Turismo é, antes de tudo, um carro extremamente equilibrado, pois não sobrevive apenas da potência absurda ou do torque imediato de 62,2 kgf/m,, capaz de te fazer grudar as costas no assento a cada acelerada.

Taycan 4 Cross Turismo, versão de entrada das “peruas”, ficou ainda melhor (Imagem: Paulo Amaral/Canaltech)

A suspensão a ar, os ajustes aerodinâmicos, o sistema de freios e, também, os novos recursos tecnológicos incorporados em toda a linha, incluindo a de entrada da variante Cross Turismo, tornaram o Taycan muito mais prazeroso e seguro de dirigir.

Firme nas arrancadas, como todo bom carro elétrico, o Porsche Taycan 4 Cross Turismo consegue chegar do 0 absoluto aos 100 km/h em apenas 4,7 segundos, e é capaz de alcançar máximas de até 220 km/h.

As retomadas também são de impressionar. Importantes, especialmente em situações de ultrapassagem, elas são feitas de forma segura, sem que o carro perca o excelente comportamento dinâmico, fruto dos ajustes impecáveis do time de engenharia responsável pelo Porsche Taycan.

Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview)
Porsche Taycan Cross Turismo 2025 (Preview) (Paulo Amaral/Canaltech)

Já que falamos dos números, então, vamos a eles: o Taycan 4 Cross Turismo vai de 80 a 120 km/h em apenas 2,9 segundos. E não faz isso consumindo boa parte da bateria, como nas versões anteriores da família elétrica alemã.

A viagem a bordo da “perua invocada” foi feita sem a tão temida ansiedade de recarga. Pela aferição do Inmetro, o Taycan 4 Cross Turismo pode rodar até 415 km por carga, mas, se você rodar por aí dentro dos limites de velocidade permitidos nas rodovias, pode ultrapassar, sem sustos, os 500 quilômetros, como comprovamos na prática — mais de 30% de carga restante após 350 kms rodados.

Quanto custa o Taycan Cross Turismo?

O Taycan 4 Cross Turismo tem preços a partir de R$ 920 mil e é o mais barato da família das “peruas”. As demais integrantes, 4S Cross Turismo e Turbo Cross Turismo custam, respectivamente, R$ 935 mil e R$ 1.225.000.

O preço é alto e, certamente, para um seleto grupo de clientes no Brasil, mas, se você se encaixa nessa parcela da população que pode investir esse valor em um carro elétrico, precisa conhecer de perto a “perua mais invocada do Brasil”.

Leia também:

  • Porsche Taycan 2025 no Brasil: versões e preços do esportivo elétrico
  • Porsche Macan elétrico: 5 novidades do SUV que chegou ao Brasil

Vídeo: Taycan Turbo S, o Porsche mais rápido do Brasil

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.