Comandante do Exército falta a almoço com indicada de Lula a tribunal

O comandante do Exército, general Tomás Paiva, faltou ao almoço dos chefes das Forças Armadas com a advogada Verônica Sterman, indicada pelo presidente Lula para o Superior Tribunal Militar (STM).

O almoço aconteceu na terça-feira (18/3) no Ministério da Defesa, em Brasília. O encontro foi organizado pelo ministro da pasta, José Múcio, e contou com as presenças dos comandantes da Marinha e da Aeronáutica.

4 imagens

Advogada é indicação de Gleisi Hoffmann, ex-presidente do PT e ministra

Presidente fez anúncio de Verônica no dia da Mulher
Segundo fontes, ideia de anúncio partiu de Janja
1 de 4

Advogada Verônica Sterman, indicada por Lula para o Superior Tribunal Militar, terá almoço com militares

Ricardo Stuckert / PR

2 de 4

Advogada é indicação de Gleisi Hoffmann, ex-presidente do PT e ministra

VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto

3 de 4

Presidente fez anúncio de Verônica no dia da Mulher

Ricardo Stuckert / PR

4 de 4

Segundo fontes, ideia de anúncio partiu de Janja

Vinícius Schmidt/Metrópoles

Segundo a assessoria de comunicação do Exército, Tomás Paiva não compareceu ao almoço porque já tinha outro almoço marcado antes com o comandante do Exército de Portugal.

Tomás Paiva, contudo, enviou um representante para o encontro: o atual chefe de Educação e Cultura do Ministério da Defesa, general Francisco Humberto Montenegro Junior.

Embora tenha faltado ao almoço, o comandante do Exército conversou com Verônica durante a posse da nova presidente do STM, Maria Elizabeth Rocha, no dia 12 de marçao, em Brasília.

A indicação de Lula

Verônica foi indicada por Lula para o STM no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Embora ela já fosse considerada favorita para a vaga, o timing da indicação surpreendeu integrantes do governo.

Auxiliares presidenciais ouvidos pela coluna dizem que foram informados por Lula sobre a indicação de Verônica horas antes de o chefe do Palácio do Planalto assinar a escolha.

Segundo a colunista Bela Megale, do jornal O Globo, a indicação de Verônica foi publicada em 8 de março, Dia Internacional da Mulher, atendendo a um pedido da primeira-dama Janja.

Verônica teve como principais padrinhos de sua indicação ao STM a agora ministra Gleisi Hoffmann e o vice-presidente Geraldo Alckmin, os quais já foram clientes da advogada.

Em 2024, Gleisi e Alckmin atuaram para tentar emplacar Verônica como desembargadora do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3). Lula, porém, acabou optando por outros nomes.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.