Todo dia, 4 brasileiras são mortas por serem mulheres

No mês da mulher, um novo retrato da violência de gênero no país é revelado.

Recém-lançada, a pesquisa do Fórum Brasileiro de Segurança Pública e do Instituto Datafolha aponta que 37,5% das brasileiras sofreram algum tipo de violência nos últimos 12 meses – o maior índice já registrado. Isso representa 21,4 milhões de vítimas, um aumento de 8,6 pontos percentuais em relação ao último estudo.

Para dar visibilidade à gravidade da situação, o portal Metrópoles e o Magalu lançam a websérie “Vozes por Socorro”. São quatro vídeos que mostram a reação de cidadãos comuns ao escutar áudios reais de denúncias feitas à polícia.

Os pedidos de ajuda escancaram um padrão cruel, confirmado pelos dados. Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, diariamente quatro mulheres são mortas por questão de gênero.

Em 90% dos casos, os assassinos são homens, e 84% deles são parceiros ou ex-parceiros das vítimas. O lar, que deveria ser um espaço de proteção, se torna uma armadilha: 57% dos casos de violência acontecem dentro da residência da vítima.

Conheça essas histórias na websérie “Vozes por Socorro“:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Metrópoles (@metropoles)

Fique atento aos sinais. Informe-se, busque ajuda e denuncie. Ligue 180. Em caso de emergência, ligue 190.

O combate à violência contra a mulher é uma causa do Magalu. Enquanto as mulheres estiverem sofrendo violência, vamos meter a colher.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.