Chefe do Senhor das Armas, policial se aposentou após prisão de aliado

O policial federal Josias João do Nascimento (foto em destaque) se aposentou poucos meses após a prisão de Frederick Barbieri, conhecido como “Senhor das Armas” apontado até então como chefe do maior esquema de tráfico internacional de armas para o Brasil.

Josias foi o principal alvo da Operação Cash Courier, deflagrada nessa quinta-feira (20/3) pela Polícia Federal (PF). Segundo as investigações, ele era o verdadeiro líder da quadrilha, e Barbieri atuava como subordinado. Entre 2011 e 2018, o grupo enviou cerca de 2 mil fuzis dos Estados Unidos para o Rio de Janeiro, com armas de uso exclusivo de tropas de elite, como AK-47 e AR-10.

A queda do esquema começou em 2017, com a apreensão de 60 fuzis no Aeroporto do Galeão. Em fevereiro de 2018, Barbieri foi preso nos EUA. Seis meses após sua condenação, Josias se aposentou aos 50 anos. A “aposentadoria especial voluntária” foi publicada no Diário Oficial da União em janeiro de 2019.

A PF afirma que o dinheiro da venda das armas era lavado em uma rede controlada por Josias. Parte do armamento abastecia o Comando Vermelho (CV).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.