Senado da Alemanha aprova pacote fiscal histórico que aumenta gastos

A Alemanha concluiu nesta sexta-feira (21/3) a aprovação de um pacote fiscal histórico que abre espaço no orçamento para a ampliação de gastos.

O projeto já havia passado na Câmara dos Deputados e aguardava análise pelos senadores. O texto agora seguirá para sanção.

O pacote de gastos possibilita o aumento de despesas com defesa, em meio à preocupação generalizada com a segurança dos países europeus, e infraestrutura.

A Alemanha e outras nações do bloco têm sido pressionadas a reforçar suas defesas diante do comportamento hostil do governo da Rússia liderado por Vladimir Putin.

“Há, pelo menos, uma década, nós temos uma falsa sensação de segurança”, afirmou o futuro chanceler alemão, Friedrich Merz, aos congressistas antes da primeira votação no Parlamento.

“A decisão que estamos tomando hoje sobre a prontidão da defesa não pode ser nada menos do que o primeiro grande passo em direção a uma nova comunidade de defesa europeia”, concluiu Merz.

O Senado alemão, que representa os 16 estados do país, aprovou o projeto com a maioria necessária de dois terços de apoio. O resultado da votação é histórico porque, na prática, interrompe um longo período de décadas de conservadorismo fiscal na Alemanha.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.