Por que a comunicação da sua marca é ineficiente?

Aposto que você clicou neste texto achando que se depararia com uma fórmula mágica de uma guru ou porque está desesperado para saber o que fazer para que seus produtos e/ou serviços sejam vistos e elencados como prioridade de compra por seus clientes em potencial.

E para ambos os casos a minha solução é: te ensinar a magia de olhar para dentro, do seu negócio.

O primeiro passo é te ajudar a entender a causa do problema: empresários que atrelam o sucesso dos resultados aos números – quantas entrevistas concedeu naquele mês, as curtidas do post ‘x’, os cliques que o anúncio ‘y’ gerou e o hype da influencer de 1 milhão de seguidores como embaixadora da marca -, o que é um grande erro.

Sem falar naqueles que levam em consideração resultados anteriores e desconsideram o cenário atual e o ponto futuro no qual almeja levar a marca.

Os dois casos levarão à criação de um briefing e expectativas de entregas que pouco contribuem para a performance da empresa.

Ok, você deve estar se perguntando, então, como definir metas mais eficientes?

Aplicando o marketing holístico – calma, não é um conceito religioso -, uma estratégia que visa a integrar os setores do negócio na construção do planejamento de comunicação, você conseguirá alinhar e direcionar todas as tarefas, processos e estratégias de cada área rumo ao mesmo objetivo.

E como isso funciona na prática? Antes de pensar em números, você precisa conversar com:

  • O seu financeiro para entender quais são os produtos e serviços mais lucrativos, para serem a prioridade na estratégia de divulgação.
  • O comercial para entender o tempo de negociação de cada produto, quais são os mais vendidos em determinado período do mês ou do ano, o perfil dos compradores e as principais dúvidas, que te ajudarão a levar para a equipe de marketing informações para definir a persona, o calendário e tipo de conteúdo e publicidade para ser trabalhado na imprensa, buscadores e redes sociais.
  • A galera do RH para entender a taxa de permanência dos seus funcionários, as principais queixas, o plano de carreira e processo seletivo para entender se o posicionamento que a marca tem junto aos clientes é o mesmo que oferece ao seu time, o que ajudará a prevenir crises de imagem e pensar numa comunicação interna clara e direta. E, assim, transformar seus colaboradores e parceiros em defensores e influenciadores orgânicos da marca.
  • E por fim, e não menos importante, esteja aberto para ouvir do seu departamento ou parceiro de marketing para entender quais influenciadores e veículos de comunicação estão alinhados aos seus valores e posicionamento de mercado. E acolha.

Com todas essas informações em mãos, ficará muito mais fácil conectar as pessoas com o seu negócio.

Agora, pare e pense em quantos insights cada área levará para a outra e o tanto de dor de cabeça que evitará.

Sem falar que, com essa integração 360º, sua marca se comunicará da mesma forma com seu cliente, independente dele estar comprando on-line ou conversando pelo chat sobre uma dúvida acerca do produto ou serviço, criando uma experiência única, de ponta a ponta, do pré ao pós-vendas.

Outro ponto é que, esses dados tornarão sua operação mais eficiente e tomadas de decisão mais assertivas, pois você, seus gestores e parceiros de comunicação e marketing, terão uma visão mais ampla do negócio, o que facilita a identificação de oportunidades e ameaças.

Espero que esse nosso bate-papo textual tenha te deixado tão apaixonado pelo marketing holístico como eu sou, e te ajude a entender como a integração entre áreas da sua empresa vai auxiliá-lo na construção de uma cultura empresarial clara e coerente, que, para além de criar experiências memoráveis, possui um relacionamento duradouro com seus clientes.

Porque, como diz o provérbio africano: “sozinhos vamos mais rápido, mas juntos vamos mais longe”.

Luana Clara é sócia da LaPresse Comunicação.

 

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