Pirarucu é encontrado morto com boné preso à brânquia em lago de Goiás

Goiânia – Um pirarucu foi encontrado morto com um boné preso na boca às margens da Lagoa Grande, em Porangatu, no norte goiano. O peixe, com mais de um metro de comprimento, foi achado por uma moradora da região que filmou o flagrante e postou nas redes sociais.

Nas imagens, o peixe aparece estendido no chão, com um boné enrolado nas brânquias. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Porangatu (Semma). De acordo com o órgão, o objeto preso às guelras do animal pode indicar que pode ter morrido por asfixia ou estresse, em razão do material preso ao corpo.

3 imagens

Peixe tinha mais de um metro de comprimento

Segundo a Semma, ele pode ter morrido por asfixia ou estresse
1 de 3

Boné foi encontrado preso à boca do animal

Divulgação/Semma Porangatu

2 de 3

Peixe tinha mais de um metro de comprimento

Divulgação/Semma Porangatu

3 de 3

Segundo a Semma, ele pode ter morrido por asfixia ou estresse

Divulgação/Semma Porangatu

Animal morto

O pirarucu é uma espécie de alto valor ecológico, sendo considerado o peixe símbolo da Amazônia. Hoje, o manejo sustentável garante a sobrevivência da espécie, que foi incluída na lista de ameaçadas de extinção em 1996.

Em nota, a secretaria lamentou o ocorrido e afirmou que atitudes individuais e incorretas dão origem a episódios como este.

“A responsabilidade ambiental é compartilhada. Resíduos como plásticos, tecidos e outros materiais lançados de forma indevida no meio ambiente são potenciais agentes de morte para a fauna aquática e comprometem o equilíbrio ecológico dos nossos mananciais”, diz a nota.

A Semma disse ainda que mantém rotinas de monitoramento, limpeza, ações educativas e de fiscalização na Lagoa Grande.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.