Serasa: mais da metade dos brasileiros foi vítima de fraude em 2024

Mais da metade da população brasileira foi vítima de algum tipo de fraude durante o ano passado, de acordo com dados de um levantamento divulgado nesta terça-feira (25/3) pela Serasa Experian.

Do contingente de brasileiros que sofreram fraudes (51% da população, segundo a pesquisa), 54,2% tiveram prejuízo financeiro.


Saiba mais

  • De acordo com os dados do Relatório de Identidade e Fraude 2025, da Serasa Experian, o golpe mais aplicado no ano passado foi o uso indevido de cartões de crédito (47,9%).
  • Em seguida, aparecem pagamento de boletos falsos ou transações fraudulentas via Pix (32,8%) e phishing, e-mails ou mensagens fraudulentas que induzem ao roubo de dados (21,6%).
  • Em 2024, de acordo com os dados do relatório da Serasa Experian, houve um aumento de 17% nos golpes financeiros em relação ao ano anterior.
  • Ao todo, foram mais de 11,5 milhões de tentativas – o que significa uma média de quase 3 golpes por segundo (2,8). Em 2023, foram 9,8 milhões de tentativas.
  • O levantamento da Serasa Experian ouviu 877 pessoas entre 16 anos e 65 anos em todas as cinco regiões do Brasil. A margem de erro da pesquisa é de 3,4 pontos percentuais para mais ou para menos.

O que fazer para não cair em golpes

Segundo a Serasa Experian, estas são algumas das principais recomendações para que o consumidor não caia em golpes ou fraudes:

  • Nunca forneça seus dados pessoais a ninguém.
  • Desconfie de ofertas muito atraentes que chegam até você via redes sociais, telefone ou e-mails.
  • Evite acessar sites e aplicativos que pedem dados bancários em redes públicas/abertas de internet.
  • Não clique em links de origem suspeita, seja por e-mail ou SMS.
  • Negocie dívidas negativadas ou contas atrasadas diretamente com o credor ou pelo Serasa Limpa Nome.
  • Não pague boletos enviados em nome da Serasa ou de qualquer outra empresa se não tiver solicitado.
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