Uesb amplia o número de bolsas de Mestrado e Doutorado

A Uesb conquistou mais recursos junto aos órgãos de fomento, resultando em um aumento significativo no número de bolsas destinadas aos alunos dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu da Universidade. Esse aumento está diretamente ligado à elevação do conceito dos Programas da Universidade na avaliação quadrienal da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

A Instituição recebeu 50 bolsas da Capes, além de 10 novas bolsas de mestrado e seis de doutorado do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Com isso, essas agências de fomento disponibilizarão cerca de 550 bolsas para a Uesb em 2025. Além disso, a Universidade conta com a parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), totalizando, aproximadamente, 670 bolsas concedidas pelos três órgãos.

De acordo com o professor Robério Rodrigues, pró-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppi), os novos critérios adotados pela Capes, desde 2020, para a distribuição das bolsas têm contribuído para a redução das assimetrias regionais. Entre os critérios considerados, estão a nota da avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação; o nível do curso (mestrado ou doutorado); o Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), priorizando municípios com indicadores mais baixos; e a Titulação Média de Cursos (TMC).

“O número de egressos, o percentual de utilização das bolsas e o IDH da cidade onde o Programa de Pós-Graduação funciona são critérios importantes. Por exemplo, se um programa recebe 100 bolsas, mas utiliza apenas 50, ele pode perder parte desse benefício no ano seguinte. Além disso, quanto menor for o IDH do município, maior será a quantidade de bolsas destinadas ao programa”, explica o pró-reitor.

Robério também destaca que a Universidade tem conquistado um número expressivo de bolsas anos após ano, recurso que é essencial para a continuidade das pesquisas realizadas no interior do estado. “A ciência interiorizada precisa manter uma relação muito forte com a identidade da instituição e com os territórios em que ela está inserida. Além disso, há uma grande responsabilidade da universidade em contribuir para a solução dos problemas sociais dessas regiões”, conclui.

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