Miguel Castro Freitas: quem é o novo diretor criativo da Mugler

A dança das cadeiras continua nos bastidores da moda. Nessa terça-feira (25/3), foi a vez da Mugler anunciar um novo diretor criativo, o português Miguel Castro Freitas (imagem em destaque). Com passagens em cargos importantes em marcas como Dior, Dries Van Noten e Sportmax, o estilista apresentará a coleção de estreia no Paris Fashion Week, referente à temporada de primavera/verão 2026.

Vem saber mais!

Desfile da Mugler, em Paris - Metrópoles
A estreia de Miguel Castro Feitas na Mugler será na Semana de Moda de Paris referente aos desfiles de primavera/verão 2026

Quem é Miguel Castro Freitas

O designer, que assume o cargo a partir de 1º de abril, formou-se em moda feminina pela Central Saint Martins, em 2004, e começou a carreira atuando em marcas como Givenchy, Lanvin e Saint Laurent. O artista também carrega uma curiosidade em comum com o fundador da Mugler: assim como ele, Freitas foi dançarino no início da juventude.

“É uma honra fazer parte da espetacular casa Mugler”, comentou o estilista, em comunicado divulgado pela marca. “Como um dos grandes costureiros do século 20, Mugler reinventou o poder e os limites da moda. Juntamente com as equipas, estou entusiasmado por trazer a minha própria visão, história e emoção a este património monumental.”

Desfile da Mugler, em Paris - Metrópoles
Para o estilista, formado pela Central Saint Martins, é uma honra assumir a casa francesa, fundada por Manfred Thierry Mugler

Saída de Cadwallader

Miguel Castro Freitas sucederá o estadunidense Casey Cadwallader, que sairá no fim deste mês, após 7 anos no comando criativo da label francesa. Quando assumiu o cargo, há sete anos, Cadwallader foi o terceiro diretor criativo da Mugler em menos de 10 anos.

Ele conquistou celebridades como Dua Lipa e chamou atenção ao abraçar uma abordagem mais inclusiva, com corpos diversos nos desfiles. No auge da pandemia, roubou a cena com desfiles virtuais com casting estrelado, com nomes como Hunter Schafer e Megan Thee Stallion.

“Foi uma era! Obrigado à minha incrível equipe na Mugler, meus colaboradores e amigos — por todos os seus esforços para elevar essa visão! Eu não poderia ter feito isso sem todos vocês”, publicou o designer, no Instagram, sem deixar claro quais serão seus próximos passos.

Na galeria abaixo, veja alguns momentos marcantes da Mugler sob a direção criativa de Cadwallader:

10 imagens

Hunter Schafer, na coleção primavera/verão 2021

Bella Hadid, na coleção primavera/verão 2021
Cardi B no Grammy 2019
Dua Lipa no Lollapalooza Chicago, em 2022
Lisa, do Blackpink, em foto para o disco solo Alter Ego
1 de 10

Casey Cadwallader deixa a direção criativa da Mugler após sete anos no cargo

Thierry Chesnot/Getty Images

2 de 10

Hunter Schafer, na coleção primavera/verão 2021

Mugler/Divulgação

3 de 10

Bella Hadid, na coleção primavera/verão 2021

Mugler/Divulgação

4 de 10

Cardi B no Grammy 2019

Steve Granitz/WireImage via Getty Images

5 de 10

Dua Lipa no Lollapalooza Chicago, em 2022

Michael Hickey/Getty Images

6 de 10

Lisa, do Blackpink, em foto para o disco solo Alter Ego

Mugler/Divulgação

7 de 10

Megan Fox no VMA 2021

Rob Kim/FilmMagic via Getty Images

8 de 10

Megan Thee Stallion no Billboard Music Awards 2022

Bryan Steffy/WireImage via Getty Images

9 de 10

Miley Cyrus no VMA 2020

Vijat Mohindra/MTV VMAs 2020/Vijat Mohindra/MTV VMAs 2020 via Getty Images

10 de 10

Kendall e Kylie Jenner no Academy Museum Gala, em 2024

Taylor Hill/FilmMagic via Getty Images

 

Dança das cadeiras

A mudança desta terça-feira confirma rumores da imprensa especializada internacional e coloca a Mugler entre as várias trocas de diretores criativos em grifes famosas, que vêm ocorrendo com frequência nos últimos meses. Só em março, Gucci, Loewe e Versace anunciaram novos designers no comando das coleções.

Famosa por perfumes como Angel e Alien, a grife é controlada pela L’Óreal desde 2019 e foi fundada no início dos anos 1970 pelo estilista francês Manfred Thierry Mugler, que havia se aposentado das passarelas em 2002 e morreu em 2022, aos 73 anos. Antes de Cadwallader, a marca teve os designers David Koma, Nicola Formichetti e Rosemary Rodriguez como diretores criativos.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.