STF mantém delação de Mauro Cid e julgamento segue nesta quarta

Brasília – O Supremo Tribunal Federal (STF) validou, nesta terça-feira (25), a delação premiada de Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro. O depoimento foi fundamental para a investigação sobre a suposta tentativa de golpe de Estado. Com isso, o julgamento prosseguirá nesta quarta-feira (26), quando os ministros decidirão se o ex-presidente e outros sete denunciados se tornarão réus.

A Primeira Turma do STF, composta por cinco dos 11 ministros da Corte, rejeitou pedidos das defesas para anular a colaboração de Cid. Os advogados alegaram que ele teria sido coagido pela Polícia Federal e pelo ministro Alexandre de Moraes para incriminar Bolsonaro e seus aliados. No entanto, os magistrados decidiram, por unanimidade, manter o acordo.

Supremo rejeita alegação de coação

Durante o julgamento, Moraes, relator do caso, destacou que Mauro Cid confirmou, na presença de advogados, a espontaneidade do acordo. “O colaborador, na presença de seus advogados, reiterou a voluntariedade e regularidade da delação premiada”, afirmou o ministro.

As defesas também tentaram afastar os ministros Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin da análise do caso, mas o pedido foi negado. A Primeira Turma também rejeitou o envio da denúncia para o plenário do STF.

Decisão sobre denúncia contra Bolsonaro ocorre nesta quarta

O julgamento desta terça-feira analisou apenas questões preliminares. Nesta quarta-feira (26), os ministros decidirão se aceitam a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra Bolsonaro, general Braga Netto e outros seis acusados. Caso a denúncia seja aceita, eles se tornarão réus.

A denúncia foi apresentada pela PGR em fevereiro deste ano e envolve um grupo de oito pessoas, apontadas como integrantes do “núcleo central” da suposta tentativa de golpe.


LEIA TAMBÉM

Entenda o caso da delação de Mauro Cid

  • Delação confirmada: Mauro Cid confessou participação e forneceu provas.
  • Tentativa de anulação: Defesas alegaram coação, mas STF rejeitou.
  • Decisão unânime: Todos os ministros da Primeira Turma votaram pela validade do acordo.
  • Próximos passos: Julgamento continua nesta quarta-feira (26), com decisão sobre a denúncia contra Bolsonaro e aliados.

ESTAMOS NAS REDES

Siga no Bluesky – Siga-nos no X (antigo Twitter) – Siga-nos no Instagram – Curta no Facebook – Inscreva-se no Youtube – Participe do Canal no WhatsApp

O post STF mantém delação de Mauro Cid e julgamento segue nesta quarta apareceu primeiro em Diário Carioca.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.