Além da água: como higienizar repolho e alface da forma adequada

Ao preparar saladas e outros complementos para refeições, é importante saber como higienizar apropriadamente alimentos que não irão para o fogo. O alface e o repolho são comuns nas mesas, mas nem todo mundo lava esses vegetais da forma adequada.

Frutas, legumes e vegetais comprados em mercados e feiras estão comumente carregados por micro-organismos e outras impurezas, a exemplo dos resquícios de agrotóxicos. Essas substâncias podem ser retiradas do alimento com o uso de produtos comuns de casa.

De acordo com a nutricionista Bruna Escopelli, a água sanitária própria para alimentos é a solução mais eficaz para eliminar por completo as sujidades de folhas como a de alface, bem como o repolho:

  • Retire as folhas estragadas e danificadas. No caso do repolho, retire as primeiras folhas que ficam por fora, pois são as mais sujas.
  • Depois, lave as folhas com água corrente. Dilua 1 colher de sopa de hipoclorito de sódio (água sanitária própria para alimentos) e coloque o alimento de molho na solução.
  • Deixe de molho por 15 minutos e lave em água corrente para retirar todos os resíduos do hipoclorito de sódio.
  • Por fim, seque bem com uma centrífuga de salada ou espalhe as folhas sobre um pano limpo até secarem por completo.

Uma vez que você realizou os processos acima, o alimento estará pronto para o consumo. Escopelli ainda adverte que o uso de limão, ou mesmo vinagre, não é o ideal para a higienização desses alimentos. “Eles não matam os micro-organismos por completo”, alerta.

Para armazenar, basta secar bem as folhas, e colocá-las em um pote de vidro ou plástico. Depois, adicione um papel-toalha por cima e armazene o pote com a tampa para baixo. A especialista explica que todo o excesso de água se concentra no papel, ajudando a conservar melhor o alimento.

Outras formas de conservação

  • Saquinho plástico perfurado: o método é ideal para repolho, sendo necessário um saco plástico próprio para hortaliças, com pequenos furos. O repolho pode ser colocado no saco inteiro, ou cortado.
  • “De preferência, mantenha armazenado na gaveta das hortaliças, pois conserva mais”, orienta a nutricionista. A duração do alimento inteiro pode perdurar por duas semanas, enquanto cortado é de cinco a sete dias.
  • Conservação em pote com água: para o alface, conservá-lo em um pote é o método mais indicado. Encha um pote com água filtrada e deixe as folhas do alface imersas no recipiente. Troque a água a cada dois dias. Armazenado dessa forma, o alface pode durar até 1 semana.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.