Diplomata tem alta após ser baleada em tentativa de assalto em SP

São Paulo — A vice-cônsul da Colômbia em São Paulo, Claudia Katherine Ortiz Vaca, teve alta hospitalar após ser baleada em uma tentativa de assalto nos Jardins, área nobre de São Paulo, no último dia 14. De acordo com comunicado do Ministério das Relações Exteriores colombiana, a diplomata continuará seu processo de recuperação em casa, “com sua família e sob estrita observação médica” após 11 dias de internação.

Na nota, a chancelaria reiterou seu “repúdio aos atos de violência que afetaram a integridade” da diplomata e afirmou ter solicitado intervenção do Ministério das Relações Exteriores do Brasil para saber o andamento das investigações sobre o caso.

Nessa segunda-feira (24/3) dois adolescentes foram apreendidos por suspeita de envolvimento na tentativa de assalto que acabou com a vice-consulesa da Colômbia baleada.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), os menores possuem “diversos registros por atos infracionais análogos a roubos e furtos”. Eles teriam abordado a passageira de um táxi na Avenida Nove de Julho, no centro da capital paulista, onde está localizado o Consulado da Colômbia.

Durante a abordagem, o soldado da PM Samuel Junior Santos, que estava em um carro de aplicativo, de folga, desceu do veículo e fez disparos. A diplomata Claudia Ortiz Vaca caminhava pela calçada e foi atingida por um dos tiros do policial.

Ainda de acordo com a SSP, um Inquérito Policial Militar (IPM), instaurado pela Polícia Militar, “segue em andamento e a instituição acompanha as investigações realizadas pela Polícia Civil”. Os adolescentes foram encaminhados à Fundação Casa.

Um vídeo obtido pelo Metrópoles mostra o momento em que a vice-consulesa foi baleado no bairro dos Jardins. Nas imagens, é possível ver que ela caminhava pela calçada quando assaltantes passaram correndo ao lado. Em meio à fuga, ela foi atingida por um tiro que partiu de um PM de folga.

Quando percebeu que a mulher foi atingida, o soldado Samuel Santos parou de perseguir os suspeitos e prestou socorro à vítima. Claudia Ortiz foi levada ao Hospital Albert Einstein, onde foi submetida a uma cirurgia. De acordo com a última atualização médica, o estado de saúde dela é estável.

Veja:

O taxista Claudio Gabriel Rodrigues contou ao Metrópoles que transportava uma passageira quando um dos assaltantes se aproximou, quebrou o vidro traseiro do veículo e mergulhou para tentar pegar o celular dela. Nesse momento, a diplomata caminhava pela calçada a vários metros de distância e não estava entre os alvos do crime.

Um homem de 19 anos foi preso em flagrante no dia do crime. “O suspeito foi abordado por policiais militares na Rua Manoel Dutra, enquanto tentava fugir em um veículo. O carro utilizado na fuga, um celular e uma qua

Adicionar aos favoritos o Link permanente.