Expectativa por novas tarifas de Trump derruba bolsas na Europa

Os principais índices das bolsas de valores da Europa fecharam em queda nesta quarta-feira (26/3), em meio à expectativa dos investidores pelo anúncio de novas tarifas comerciais por parte do governo dos Estados Unidos.

A exceção foi a Bolsa de Valores de Londres, que encerrou o pregão com ganhos de 0,3%, aos 8,6 mil pontos, impulsionada por anúncios de cortes orçamentários.


O que aconteceu

  • O índice Stoxx 600, das 600 maiores empresas europeias listadas em bolsas, fechou com perdas de 0,7%, aos 548,7 pontos.
  • Em Frankfurt, na Alemanha, o índice DAX caiu 1,14%, aos 22,8 mil pontos.
  • Na Bolsa de Paris, o CAC 40 cedeu 0,96%, aos 8 mil pontos.
  • Na Bolsa de Valores de Madri, o Ibex 35 recuou 0,43%, aos 13,4 mil pontos.
  • Em Milão, o FTSE MIB fechou em baixa de 0,83%, aos 39 mil pontos.

“Tarifaço”

No fim da tarde desta quarta (pelo horário de Brasília), a Casa Branca informou que Trump anunciaria ainda hoje novas tarifas sobre automóveis, que vinham sendo esperadas para o dia 2 de abril. Não foram fornecidos maiores detalhes até o momento.

Além disso, os mercados europeus repercutiram a possibilidade de o governo Trump impor tarifas sobre as importações de cobre dentro de algumas semanas, antes mesmo do prazo final esperado para que houvesse uma decisão a respeito.

Em fevereiro, Trump determinou que o Departamento do Comércio dos EUA fizesse um levantamento sobre eventuais tarifas para o cobre e apresentasse um relatório em até 270 dias. Segundo as últimas informações vindas da Casa Branca, no entanto, a questão deve ser resolvida bem mais cedo.

Inicialmente, Trump havia anunciado a intenção de impor uma tarifa de até 25% sobre todas as importações de cobre.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.