Durante encontro com Volodymyr Zelensky em Paris, Emmanuel Macron anunciou um pacote de ajuda militar adicional da França para a Ucrânia, no valor de 2 bilhões de euros. O encontro entre os dois líderes aconteceu nesta quarta-feira (26/3).
Europa tenta ajudar Ucrânia
- Depois que Trump assumiu o poder, a Europa se viu ameaçada pelas mudanças na política externa dos Estados Unidos
- Países do velho continente falam em aumentar os custos com defesa, e aumentar o apoio da Europa para a Ucrânia.
- Isso acontece após o governo dos EUA, liderado por Trump, dá diversas sinalizações negativas para a Ucrânia e a Europa. O que acabou provocando uma onda de incertezas sobre o futuro da segurança do continente.
“A França decidiu fornecer à Ucrânia ajuda militar adicional no valor de 2 bilhões de euros”, disse o presidente francês.
Anteriormente, o líder francês já havia anunciado, em nome da União Europeia (UE), o envio de 30,6 bilhões de euros em assistência militar do bloco para a Ucrânia.
A reunião entre Macron e Zelensky aconteceu um dia antes da realização de uma nova cúpula, que busca discutir mais apoio de países da Europa à Ucrânia. A expectativa é de que o encontro, na quinta-feira (27/3), reúna representantes de 31 países. Entre eles, membros da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).
Um dos pontos que devem ser discutidos na cúpula, além do apoio financeiro à Kiev, são as garantias de segurança para o país liderado por Volodymyr Zelensky em um cenário de pós-guerra. Entre eles, o possível envio de tropas europeias para a Ucrânia.