Deputado Robinson destaca importância da decisão do STF que torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe

Deputado Robinson destaca importância da decisão do STF que torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe: “dia histórico para democracia”

Se golpe tivesse sido executado, observou o deputado, o presidente Lula seria deposto, parlamentos, como Assembleia Legislativa, seriam fechados e o Brasil viveria sob regime autoritário e com censura

No plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), nesta quarta-feira (26), o deputado estadual Robinson Almeida (PT) classificou como “um dia histórico para a democracia brasileira” a decisão unânime da 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e mais sete aliados réus por tentativa de golpe de Estado em janeiro de 2023. Com a decisão, será aberta uma ação penal para apresentação de provas e depoimentos antes do julgamento final.

“Hoje é um dia muito importante para a história do Brasil, muito importante para a democracia brasileira. De forma inédita, o Supremo Tribunal Federal analisou e aceitou a denúncia da Procuradoria-Geral da República contra aqueles que atentaram contra a democracia”, afirmou o parlamentar.

Robinson Almeida destacou que Bolsonaro foi denunciado por tentativa de “abolição violenta do Estado Democrático de Direito”, por conspirar contra a democracia e por envolvimento na depredação das sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro de 2023. Ele considerou a decisão do STF um marco na postura das instituições do país contra atos antidemocráticos.

No púlpito, durante o grande expediente no plenário, o deputado fez um resgate histórico, lembrando os golpes de Estado anteriores no Brasil e as consequências das ditaduras militares.

“O Brasil sempre viveu sob a lógica de que os responsáveis pelos golpes permaneciam impunes. Foi assim em 1964, quando o país viveu uma ditadura de 21 anos, que perseguiu opositores, sequestrou pais e mães de família, torturou inocentes e matou centenas de brasileiros”, destacou.

Para Robinson Almeida, a tentativa de golpe de 2023 só não foi concretizada porque as instituições reagiram a tempo.

“Se eles tivessem tomado o poder em 8 de janeiro, deposto o presidente Lula, estariam governando até hoje, perseguindo adversários e fechando até mesmo este parlamento”, alertou.

O deputado também mencionou o suposto alinhamento de Bolsonaro com setores da política americana.

“Com o apoio de Trump, eles buscavam respaldo internacional para um regime de exceção.”

Antes de encerrar seu discurso, Robinson Almeida celebrou a decisão do STF e reforçou a importância de punições para aqueles que atentaram contra o Estado Democrático de Direito.

“Hoje, um capítulo diferente foi escrito na história do Brasil. E isso deve ser celebrado, porque significa que nossa democracia segue firme e que as instituições não aceitarão mais conviver com atos golpistas”, enfatizou.

O post Deputado Robinson destaca importância da decisão do STF que torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe apareceu primeiro em Criativa Online.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.