Casapark Prime Talks realiza palestra com arquiteto Greg Bousquet

Na noite da última terça-feira (25/3), a capital federal recebeu mais uma edição do Casapark Prime Talks. Desta vez, quem subiu aos palcos do evento foi o arquiteto franco-brasileiro Greg Bousquet, fundador dos escritórios Architects Office (AO) e da Triptyque Architecture, e considerado uma autoridade no assunto. 

Tendo como pilar o tema “Arte e técnica: a arquitetura como vetor de transformação urbana e humana”, a palestra propôs uma reflexão sensível e prática sobre o papel do arquiteto na sociedade contemporânea, abordando temas como o contexto urbano, a demanda do cliente e a busca por processos mais sustentáveis, entre outras reflexões que circundam o setor. 

Diante de uma plateia formada por profissionais da arquitetura e do design e de lojistas membros do programa de relacionamento do Casapark, Bousquet apresentou sua visão sobre a atuação dos profissionais atualmente e quais habilidades é necessário desenvolver para fazer o que ele chama de “arquitetura possível”.

Para o renomado profissional, é preciso criar um modelo em que todos saiam ganhando — o cliente, o mercado e o artista, no caso, os arquitetos. 

Plateia lotada para conferir a palestra do arquiteto franco-brasileiro no Casapark Prime Talks

Em entrevista à coluna Claudia Meireles pouco antes da apresentação, o especialista franco-brasileiro, com mais de duas décadas de atuação em solo nacional, revelou o que considera central debater no momento. 

“Em vez de explicar muitos projetos, resolvi que contaria um ponto mais do processo criativo, e iria oferecer dicas de como se inserir dentro do complexo mercado de incorporação como arquiteto contemporâneo”, ressaltou Bousquet.

Entre os exemplos apresentados, destaque para a torre EDGE, em Curitiba, um projeto residencial premiado e que carrega seu DNA criativo e ousado. De acordo com o palestrante, a obra sintetiza o desafio que os profissionais já estão vivenciado: a dificuldade em aliar a arte à técnica, garantindo que os projetos sejam viáveis para o mercado.

Diferenças da arquitetura francesa e brasileira

Ainda à esta colunista, o fundador dos escritórios Architects Office (AO) e da Triptyque Architecture refletiu sobre suas andanças por seu país natal e a nação brasileira, salientando as diferenças de arquiteturas entre as duas. 

Casapark Prime Talks
Claudia Meireles entrevista o arquiteto Greg Bousquet

“A arquitetura brasileira trabalha com a natureza por essência e por necessidade. A natureza é tão forte que penso que seja quase aquele inimigo que precisa se tornar amigo”, comenta o arquiteto e palestrante da noite.

Ao falar da França, por sua vez, ele revela que a natureza precisa ser constantemente inserida nos espaços públicos, o que torna os projetos mais completos e caros.

Novidades para Brasília

Greg adiantou, por fim, que está em processo de criação de um projeto urbanístico e de masterplans em Brasília. 

“Estamos criando uma arquitetura quase urbanística no Parque Tecnológico de Brasília (BIOTIC). É um projeto gigantesco desenhado pelo arquiteto e engenheiro italiano Carlos Ratti. Nós idealizamos um quarteirão inteiro, mas ainda está no começo do projeto, levaremos mais uns cinco ou seis anos para finalizarmos”, revela.

Confira detalhes da palestra, pelo olhar de César Rebouças

Carol Valença e Greg Bousquet
César Santos
Claudia Meireles, Greg Bousquet e Carol Kanj
Jota Pacini e Eliene Lucindo
Jeanine Daher
Kelly Braga e Mateus Walison
Marcus Leite e Nataly Ayala
Marcella Teixeira
Liliane Damasceno
Matheus Mendes, Anastacia Hersen e Cesar Santos
Carol Valença e Claudia Meireles
Mariana Leal
Jeanine Daher e Bruno Castro
Dorileo e Sonia Lacombe
Carol Valença
Carol Lancelle, Rodrigo Gimenes e Manuela Galvão
Bruno Maciel
Carlos Eduardo e Larissa Reis
Carol Valença, Claudia Meireles, Greg Bousquet e Carol Kanj
Bruno Castro
Andrea Alquezr, Juliana Visinheski e Beatriz Arsky
Alex Claver e Wilker Medeiros
Abimael Veiga e Bianca Gomes
Beto Osório
Viviane Brandalise e Emerson Kleber
Carol Valença e Mariana Leal

Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.