Rover da NASA encontra rocha enigmática com “bolinhas” em Marte

O rover Perseverance, da NASA, encontrou uma rocha misteriosa em Marte em 11 de março na borda da cratera Jezero, em Marte. A formação foi chamada de “St. Pauls Bay” e chamou a atenção dos cientistas por sua textura marcada por várias esferas cinzentas, sendo que algumas têm aberturas na superfície.

  • Perseverance encontra rocha que pode ter sinais de vida antiga em Marte
  • Relembre grandes momentos da missão do rover Perseverance

A rocha St. Pauls Bay está nas encostas de Witch Hazel Hill, uma área com 101 m de extensão cujas camadas rochosas contêm informações valiosas sobre as diferentes etapas da história de Marte. De acordo com a agência espacial norte-americana, a rocha repleta de bolinhas pode ter flutuado de outro lugar de Marte até chegar onde foi encontrada.

Rocha misteriosa encontrada pelo Perseverance (Reprodução/NASA/JPL-Caltech/LANL/CNES/IRAP)

O rover vem explorando a cratera desde 2021 em busca de vestígios de vida microbiana, caso tenha existido em Marte. Segundo os cientistas da NASA, determinar as origens geológicas do local pode render pistas importantes sobre a evolução das rochas ali.  


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

“Colocar essas características no contexto geológico será fundamental para entender sua origem e determinar sua importância para a história geológica da borda da cratera Jezero e além”, escreveram os cientistas do Perseverance. 

Esta não é a primeira rocha inusitada encontrada pelo robô no Planeta Vermelho — no ano passado, a NASA publicou uma foto de uma rocha com textura que lembrava uma pipoca. Formações assim sinalizam a ocorrência de fluxos de água no passado, processos vulcânicos como o resfriamento rápido de gotas de lava derretida e até quedas de meteoritos. 

“Cada um desses mecanismos de formação teria implicações muito diferentes para a evolução dessas rochas, de modo que a equipe está trabalhando arduamente para determinar seu contexto e origem”, acrescentou a equipe da missão no comunicado.

Leia também:

  • O que o rover Perseverance já descobriu sobre o passado de Marte?
  • Rover Perseverance completa dois anos em Marte. O que vem depois?

Vídeo: A Lua está enferrujando?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.