Secretário de Tarcísio conversa com o União para candidatura em 2026

São Paulo — O secretário da Casa Civil do governo de São Paulo, Arthur Lima, tem se movimentado para se filiar ao União Brasil e disputar as eleições de 2026. O objetivo do auxiliar do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é buscar um mandato de deputado federal, segundo aliados.

A interlocutores, Lima, considerado um dos braços direitos do governador, afirma que as conversas são iniciais e que qualquer movimento político passará pela anuência de Tarcísio.

O secretário teve uma rápida passagem pelo PP já durante o atual mandato. Ele se filiou à sigla em agosto de 2023 e se desfiliou um ano depois. À época, justificou que gostaria de focar no trabalho no Palácio dos Bandeirantes.

Lima é tido como o “cão de guarda” do governo Tarcísio, responsável por aprovar nomeações de indicados políticos em cargos na administração estadual. Ao longo da gestão, o secretário da Casa Civil tem disputado espaço com Gilberto Kassab (PSD), secretário de governo de Tarcísio, que também tem a missão de articular apoio entre prefeitos e deputados.

Corrida por sucessão

O Metrópoles mostrou que a possível sucessão de Tarcísio de Freitas no caso de uma candidatura à Presidência da República gerou uma corrida entre pessoas do núcleo duro do governador e o prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB).

O prefeito já tem se colocado como possível sucessor de Tarcísio, gerando críticas mesmo entre os próprios aliados. Auxiliares de Tarcísio avaliam que o emedebista “queimou a largada” e veem nomes como os de Arthur Lima e também da secretária Natália Resende (Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística) como alternativas mais próximas do governador.

Natália Resende e Arthur Lima são pessoas de estrita confiança de Tarcísio. Com popularidade em alta, o governador é visto como alguém capaz de viabilizar qualquer nome, mesmo que pouco conhecido.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.