Ministros de Lula vêm a Sergipe “vender” sonhos

Dependesse apenas das promessas feitas pelo governo Lula da Silva (PT), em pouco tempo Sergipe se transformaria num pedaço do paraíso. Exemplo disso foi dado ontem, pelos ministros Rui Costa e Márcio Macêdo. Os dois estiveram em Aracaju para apresentar o andamento das obras do Novo PAC no estado, muitas delas atrasadas e outras ainda no papel. Reunidos com o governador Fábio Mitidieri (PSD), os ilustres prometeram concluir, o quanto antes, a duplicação da BR-101, no trecho de Sergipe, uma obra que se arrasta há 30 anos. Também disseram que a rodovia BR-235 será duplicada entre Aracaju e Itabaiana e garantiram empenho para viabilizar o terceiro ramal da Adutora do São Francisco. Achou pouco? Pois Rui Costa convidou Mitidieri para uma reunião em Brasília visando discutir a construção do Canal de Xingó, um projeto bilionário e que dificilmente será executado um dia. O governador cobrou dos ministros a execução do “Sergipe Águas Profundas”, projeto que, se for mesmo concretizado pela Petrobras, só começará a produzir óleo e gás lá pra depois de 2030. Portanto, os sergipanos não devem se empolgar com as mirabolantes propostas vindas de Brasília, pois para elas serem viabilizadas é preciso muito mais do que o empenho de Rui Costa e Márcio Macêdo. Ademais, quem vive de promessa é santo. Home vôte!

Diretório em disputa

O vereador Camilo Daniel é pré-candidato a presidente do Diretório Municipal do PT em Aracaju. O ilustre acredita que sua eleição fortalecerá a atuação da legenda na capital sergipana. “2025 é um ano estratégico e nós temos uma missão: reoxigenar ainda mais esse partido”. Camilo conta com o apoio do pai e presidente estadual do PT, deputado federal João Daniel, do senador Rogério Carvalho, da ex-deputada estadual Ana Lúcia, do presidente do PT de Aracaju, Jeferson Lima, entre outras lideranças. Integrantes da corrente petista Construindo Novo Brasil informaram que também vão disputar o comando do diretório aracajuano. Essa briga promete. Virgem santístima!

Bateu em retirada

A enfermeira Emanuelly Hora (PL) deixou a Secretaria da Saúde de Itabaiana, causando o primeiro desfalque na equipe do prefeito Valmir de Francisquinho (PL). A ilustre alegou que o cargo estava tomando muito tempo e, por conseguinte, lhe impedindo de fazer política em Tobias Barreto. Para quem não sabe, Emanuelly disputou a Prefeitura daquele município sergipano, tendo sido a segunda mais votada com mais de 15 mil sufrágios. Mesmo contrariado com a decisão da ex-secretária, Francisquinho entendeu o desejo da aliada de se dedicar ao projeto de ser prefeita dos tobienses. Coisas da política!

Quilombolas em Sergipe

Pela primeira vez, a população quilombola foi identificada enquanto grupo étnico no Censo Demográfico realizado pelo IBGE em 2022. Segundo o levantamento, Sergipe tem 12.748 pessoas residindo em quilombos, enquanto outras 15.415 moram fora dessas comunidades. O quilombo da Mussuca, em Laranjeiras, é habitado por 548 famílias. Segundo a Wikipedia, no período da escravidão o termo quilombola representava os africanos escravizados e os afrodescendentes que fugiram dos engenhos de açúcar, fazendas e pequenas propriedades para formar os vilarejos chamados quilombos. Ah, bom!

De olho em 2026

A direção do PSB sergipano esteve em Brasília para discutir os rumos do partido de olho na disputa eleitoral do próximo ano. Além de apoiar a reeleição do governador Fábio Mitidieri (PSD), a legenda pretende lançar candidaturas proporcionais. O foco do PSB é eleger Zezinho Sobral para a Assembleia Legislativa e Cláudio Mitidieri para a Câmara Federal. O presidente nacional da sigla, Carlos Siqueira, divulgou nas redes sociais a reunião com os sergipanos, destacando que também foi conversado sobre os novos caminhos e ações conjuntas a serem implementadas visando o fortalecimento do PSB. Além de Zezinho e Mitidieri, também participaram da reunião os vereadores aracajuanos Élber Batalha e Rodrigo Fontes. Aff Maria!

Obra iniciada

Em fase inicial de execução, a ponte ligando Neópolis a Penedo começa a se tornar realidade nas margens do Rio São Francisco. Com investimento estimado em R$ 203 milhões do governo federal, a obra tem prazo para ser concluída em 36 meses. Do lado alagoano, o canteiro de obras já foi instalado e os trabalhos preliminares estão em andamento. O local conta com usina de concreto, almoxarifados, balsas, barcos, guindastes e outros equipamentos e estruturas necessárias para o desenvolvimento das atividades. Marminino!

Novas Secretarias

A Câmara de Vereadores aprovou, ontem, Projeto de Lei da Prefeitura de Aracaju transformando a Secretaria de Articulação Política na Secretaria de Articulação, Parcerias e Investimentos, e criando três novas pastas municipais. Pelo que foi aprovado, a gestão municipal ganha as Secretarias da Mulher; da Cultura; e de Inclusão e Defesa de Direitos das Pessoas com Deficiência. Sobre esta última pasta, a prefeita Emília Corrêa (PL) afirmou que “acabamos de dar um passo importante para construir uma Aracaju mais inclusiva”. Para a Secretaria da Cultura deverá ser nomeado o radialista Paulo Corrêa, que vem a ser irmão de Emília. Creindeuspai!

Batendo pernas

E o secretário de Turismo de Sergipe, empresário Marcos Franco (MDB), avionará ao exterior. Segundo decreto do governo autorizando a viagem, o distinto vai participar Na Inglaterra e na Itália, de 29 de março a 6 de abril, do Roadshow Visit Nordeste 2025. O evento está agendado para as cidades de Londres e Milão. Promovido pela Embratur e o Consórcio Nordeste, o encontro internacional é tido como uma oportunidade para os estados nordestinos apresentarem os principais atrativos da região a operadores, agentes de viagem e investidores europeus. O foco da ação é destacar a segurança e a qualidade da experiência turística no Nordeste. Misericórdia!

Pisou no freio

Preocupado com o grande número de terceirizados atuando nas secretarias e órgãos do 2º escalão, o governador de Sergipe, Fábio Mitidieri (PSD), publicou decreto proibindo os auxiliares de contratarem esse tipo de mão-de-obra sem a devida permissão. Pela determinação do pessedista, a partir de agora, quem quiser contratar trabalhador terceirizado terá que pedir autorização à Secretaria Especial de Gestão, que deve solicitar o aprovo de Mitidieri. Quanto às contratações de servidores comissionados, a porta do governo permanece escancarada e o Diário Oficial segue publicando nomeações a todo vapor. Quem pode, pode, quem não pode se sacode!

Subiu nos tamancos

A deputada estadual Linda Brasil (Psol) ficou tiririca de raiva ao ser chamada de “sem moral” pelo também deputado estadual Luizão Dona Trampi (União). “Quem é você pra dizer que eu não tenho moral? Fique sabendo que fui eleita democraticamente, sem enganar a população e sem propagar fake news. Tenho orgulho da minha história e de estar aqui denunciando os privilégios, defendendo a democracia e lutando pelos direitos humanos”, discursou. Linda Brasil afirmou que a verdade incomoda, “mas a gente não tem medo, não se intimida com gritaria de quem quer nos calar”, alertou. Nem precisa dizer que após a bronca da psolista, Luizão passou um fecho éclair na boca, pôs a viola no saco e foi hablar noutras paragens. Arre égua!

Recorte de jornal

Publicado no jornal aracajuano Diário da Manhã, em 31 de janeiro de 1919

O post Ministros de Lula vêm a Sergipe “vender” sonhos apareceu primeiro em O que é notícia em Sergipe.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.