Quem é o fazendeiro que comprou propriedade com dinheiro do tráfico

O fazendeiro que usou dinheiro do tráfico de drogas para comprar uma fazenda de gado leiteiro, em Planaltina, é Ricardo Moreira (foto em destaque).

O homem é um dos principais alvos da Operação Chiusura, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco), desencadeada na manhã desta sexta-feira (28/3). O traficante foi preso em Santa Catarina, onde estava morando.

A propriedade chegou a ganhar um perfil, administrado pelo traficante, em uma rede social. Nela, o criminoso compartilhava momentos de descanso em meio à natureza e aos animais criados no local.

Veja fotos do fazendeiro traficante: 

4 imagens

Foto do perfil do traficante

Ricardo Moreira
Ricardo foi preso em Santa Catarina
1 de 4

Traficante comprou fazenda leiteira com dinheiro do tráfico

2 de 4

Foto do perfil do traficante

3 de 4

Ricardo Moreira

4 de 4

Ricardo foi preso em Santa Catarina

Veja vídeo da fazenda de Ricardo:


Entenda o caso:

  • A operação desmantelou uma organização criminosa especializada em tráfico interestadual de drogas e lavagem de dinheiro;
  • Com estrutura sofisticada e parceria em “alguns negócios” com a facção Primeiro Comando da Capital (PCC), o esquema chegou a utilizar uma fintech sediada em São Paulo;
  • A empresa movimentou cerca de R$ 300 milhões em apenas três meses;
  • Esquema é dividido em núcleos que operavam de forma coordenada em Goiás, Rondônia, DF, Mato Grosso do Sul e no Nordeste;
  • Houve o sequestro judicial de 17 veículos e sete imóveis, incluindo uma residência luxuosa em condomínio fechado em Goiás.

Operação Chiusura

A rede de tráfico, investigada na Operação Chiusura — encerramento, em tradução livre — adquiria drogas em áreas fronteiriças, garantia o transporte seguro de carregamento de cocaína e maconha e distribuía as drogas na capital da República, além de realizar complexas operações envolvendo a lavagem de capitais.

Cerca de 450 policiais cumprem, nesta sexta, 19 mandados de prisão temporária e 80 de busca e apreensão, sendo aproximadamente 50 deles no DF, em regiões como Planaltina, Sobradinho, Ceilândia, Paranoá, Gama, Guará, Taguatinga e São Sebastião.

Outros mandados são cumpridos em Campo Grande (MS), São José (SC), Várzea Grande (MT), Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis, Luziânia, Formosa e Águas Lindas (GO), Parnamirim e Tibau do Sul (RN) e Maceió (AL).

A coluna Na Mira ainda não localizou a defesa de Ricardo Moreira.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.