Com aumento de 128 % nos casos de dengue, município de SC decreta emergência em saúde

O município de Videira, no Meio-Oeste de Santa Catarina, decretou, nesta quinta-feira (27), situação de emergência em saúde devido ao expressivo aumento no número de casos de dengue.

casos de dengue

Casos de dengue crescem 128,95% em Videira – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

O levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica do município, Gerência Regional da Saúde e Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica aponta um crescimento de 128,95% nos casos notificados em comparação a 2024.

Crescimento de casos de dengue preocupa

De acordo com os dados atualizados, já são 45 casos positivos de dengue adquiridos no próprio município e três casos importados de outras regiões. Além disso, há duas pessoas internadas devido à doença e 130 focos do mosquito Aedes aegypti foram identificados em 29 dos 32 bairros da cidade.

Os bairros mais críticos são Matriz, II Pinheiros, São Cristóvão e Alvorada. Videira já era considerada uma cidade infestada pelo mosquito desde 2023, e os primeiros casos autóctones foram registrados em 2024. No entanto, a situação se agravou ainda mais neste ano, justificando o decreto de emergência.

Crescimento de casos de dengue leva município à emergência em saúde- Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil/ND

Ações emergenciais de combate à dengue

Para conter a infestação, a Secretaria de Saúde anunciou medidas imediatas. A secretária Maribel Gaio informou que um mutirão de limpeza será realizado nesta sexta-feira (28) e continuará na segunda-feira (31).

Durante a ação, agentes de endemia e saúde, juntamente com voluntários, percorrerão os bairros mais afetados para eliminar criadouros do mosquito, recolher entulhos e orientar a população. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano também participará com caminhões e máquinas para auxiliar no recolhimento dos materiais.

Além disso, no dia 1º de abril, será realizada a aplicação de inseticida a ultra baixo volume (UBV), conhecido como “fumacê”, nos bairros Matriz, II Pinheiros, São Cristóvão e Alvorada. Essa ação, recomendada pela Organização Mundial da Saúde, tem alta eficiência no combate ao Aedes aegypti e também age contra os vírus da Chikungunya e Zika.

Aumento dos casos de dengue preocupa município – Foto: Freepik/ND

Recomendações para os moradores

A aplicação do inseticida ocorrerá a partir das 17h, horário em que o mosquito apresenta maior atividade. Para garantir a eficácia da ação, os moradores devem seguir algumas orientações:

  • Manter portas e janelas abertas durante a aplicação;
  • Proteger animais domésticos e colmeias de abelhas;
  • Cobrir aquários, gaiolas e bebedouros dos animais de estimação;
  • Recolher roupas do varal;
  • Não deixar alimentos ou bebidas expostos;
  • Levantar colchas, cortinas e afastar móveis como armários e sofás;
  • Evitar permanecer em locais fechados durante a aplicação;
  • Manter distância do veículo de UBV;
  • Lavar frutas e verduras antes do consumo.

Casos de dengue aumentaram em Videira – Foto: Roberto Zacarias/Secom-SC/ND

A secretária Maribel Gaio ressaltou a importância da colaboração da população. Além de manter os quintais limpos e eliminar possíveis criadouros do mosquito, é essencial o uso constante de repelentes.

“O ciclo da transmissão ocorre quando o mosquito pica uma pessoa infectada e depois transmite o vírus para outra. O uso de repelente é uma forma eficaz de proteção individual”, destacou.

A secretária também alertou que as altas temperaturas favorecem a proliferação do Aedes aegypti, tornando ainda mais urgente a adoção de medidas preventivas por parte da comunidade.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.