Apple Pencil 3 tem possíveis novos gestos encontrados no iPadOS 17.5

A existência da Apple Pencil 3 e dos recursos de comandos por gestos acabam de ser reforçados por análises feitas nos códigos da beta do iPadOS 17.5, liberado nesta semana. De acordo com o que o software aponta, além de permitir pressionar a caneta para acesso rápido a determinadas funções, as novidades devem incluir mais dois atalhos que exigem hardware especializado para funcionar, dando fôlego aos rumores em torno da estreia da terceira geração do acessório.

  • Apple abre portas para a chegada de emuladores ao iPhone
  • iPhone 12 ganha suporte ao padrão Qi2 de carregamento sem fio

No último dia 2, a Apple liberou uma rodada de atualizações beta para seus sistemas operacionais, incluindo o iOS 17.5 e o iPadOS 17.5 — ambos trazem como destaques a adequação às exigências feitas pela União Europeia na política de prevenção de monopólios do bloco.

Dito isso, a Maçã pode ter aproveitado a oportunidade para preparar terreno para algumas das novidades que está planejando, conforme revelam análises de código feitas pelo site iMore. Especificamente no sistema para tablets, foram encontradas menções a gestos por pressão com a Apple Pencil. O modelo atual, de segunda geração, possui reconhecimento de pressão somente na ponta, o que sugere que o dispositivo mencionado no sistema pode ser a especulada Apple Pencil 3.


Siga o Canaltech no Twitter e seja o primeiro a saber tudo o que acontece no mundo da tecnologia.

A adoção de pressão para gestos já havia sido mencionada em rumores no passado, mas agora mais opções de acionamento foram encontradas. Segundo as informações, a stylus da Maçã poderia reconhecer quando o usuário a pressiona duas vezes, ou ainda quando a pressão é feita por um longo período, abrindo margem para dois atalhos adicionais.

Códigos do iPadOS 17.5 sugerem que a Apple Pencil deve começar a reconhecer diferentes gestos de pressão, o que exige hardware novo — forte indício que a Apple Pencil 3 está a caminho (Imagem: Brenno Barreira/Canaltech)

A segunda geração da Apple Pencil conta com reconhecimento de toques para trocar o tipo de lápis ou caneta em apps compatíveis, por exemplo, mas a funcionalidade não vai muito além disso.

Ao integrar o reconhecimento de pressão, a gigante de Cupertino poderia tornar sua stylus mais versátil sem modificar de forma brusca o formato, nem precisar adicionar um botão, o que casa com a ideia de maior foco profissional indicado pelos rumores.

Ao que se sabe, o acessório contaria ainda com pontas intercambiáveis, possibilitando o uso de uma ponta mais fina, mais espessa ou de acabamento diferente, entre outras possibilidades, tornando-se mais atraente para quem não sente conforto com a opção padrão.

A nova caneta stylus da Apple pode estrear junto ao iPad Pro OLED e ao iPad Air com chip M3, especulados para chegar às lojas entre abril e maio (Imagem: Victor Carvalho/Canaltech)

O lançamento da caneta ocorreria junto dos aguardados iPad Pro com tela OLED e iPad Air com chip M3, bem como de um novo Magic Keyboard que transformaria os tablets em uma espécie de “mini MacBook”. Todos podem ser apresentados entre o final de abril e maio, apesar de ainda não haver uma data exata prevista — considerando as novas descobertas, devemos ter mais informações vazadas, incluindo possíveis datas de anúncio, nos próximos dias.

Leia a matéria no Canaltech.

Trending no Canaltech:

  • Ghostbusters | Por que Rick Moranis não voltou para os novos filmes?
  • Polícia prende suspeito de vazar dados de 220 milhões de brasileiros
  • PSG x Barcelona | Como assistir ao jogo das quartas de final da Champions?
  • Os 10 maiores prejuízos da história do cinema
  • Primeiro trailer de Coringa 2 tem Arlequina brilhando e muita loucura
  • O que vai acontecer com a Terra quando o Sol morrer?
Adicionar aos favoritos o Link permanente.