Secretária de Segurança Interna dos EUA visita megaprisão em El Salvador e alerta imigrantes ilegais

 

A secretária de Segurança Interna dos Estados Unidos, Kristi Noem, visitou, na quarta-feira (26), o Centro de Confinamento do Terrorismo (Cecot), em El Salvador, onde estão centenas de deportados pelo governo de Donald Trump.

A visita ocorreu pouco depois da chegada de Noem ao país, primeira etapa de sua viagem pela América Latina. No local, ela foi acompanhada pelo ministro da Justiça e Segurança salvadorenho, Gustavo Villatoro. Diante de uma cela onde estavam detentos tatuados, a secretária declarou:

“Se você comete um crime, esta é uma consequência que pode enfrentar”, externou.

Noem compartilhou imagens da inspeção e reforçou a mensagem do governo Trump sobre imigração ilegal. “O presidente Trump e eu temos uma mensagem clara para os imigrantes ilegais criminosos: VÃO EMBORA AGORA. Se você não for, vamos caçá-lo, prendê-lo, e você pode parar nesta prisão salvadorenha”, escreveu no X/Twitter.

Washington afirma que os deportados fazem parte do grupo criminoso Tren de Aragua e utilizou uma lei de 1798 para justificar as expulsões. Além dos venezuelanos, El Salvador recebeu 23 salvadorenhos deportados sob suspeita de ligação com gangues criminosas.

Após a visita, Noem se reuniu com o presidente Nayib Bukele para discutir a ampliação dos voos de deportação e a expulsão de criminosos violentos. A secretária segue para a Colômbia e o México, onde abordará políticas de imigração e segurança na região.

Fonte: Conexão Política

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.