Vale a pena comprar PowerBank para notebook? Como escolher o modelo ideal?

Todo dispositivo eletrônico portátil sofre da mesma sina: por mais potente que sejam suas baterias, é inevitável que elas apresentem uma queda de performance com o passar do tempo. Esse “desgaste” é um processo natural que está diretamente ligado à vida útil da bateriaquanto mais ela for carregada, menos tempo tende a segurar carga. Quando estamos fora de casa, a melhor solução para se contornar o problema são os powerbanks.

  • Vale a pena comprar um Powerbank?
  • Power bank barato vs. caro | O que você ganha investindo mais?

O powerbank é um acessório que funciona como uma bateria extra, e pode carregar múltiplos dispositivos simultaneamente e ainda conta com a vantagem de ser compacto. Eles são muito utilizados com smartphones, mas algumas pessoas podem ter interesse em providenciar um modelo para seu notebook. Será que vale mesmo a pena utilizá-los para essa finalidade?

  • 🤩 Os melhores power banks estão no WhatsApp do CT Ofertas 

O que levar em consideração?

Se você tem interesse em comprar um powerbank especificamente para o seu notebook, é necessário ponderar algumas questões para descobrir se realmente vale a pena. A primeira delas é referente à compatibilidade, pois isso já limita consideravelmente quais modelos de computadores podem ou não utilizar esse tipo de acessório.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

O power bank utilizado em notebooks não é o mesmo direcionado para smarthphones (Divulgação/Xiaomi)

Para ser compatível, o notebook deve possuir pelo menos uma entrada USB-C, que são as únicas do gênero capazes de receber energia. Mesmo em caso positivo, é importante verificar no manual do produto se o dispositivo realmente pode ser carregado através dessa entrada, pois não é impossível que a função acabe sendo descartada pelo fabricante.

Caso o notebook se encaixe nesses requisitos, basta encontrar um power bank com uma potência adequada e utilizar normalmente, da mesma forma como usaria no celular. Contudo, ainda existe uma alternativa para notebooks mais antigos, que contam apenas com entradas USB tradicionais.

Existem alguns powerbanks que não utilizam o padrão USB-C para USB-C; nesse caso, eles poderiam ser utilizados na maioria dos notebooks, já que seu conector de saída se adequa ao padrão do USB 2.0 ou 3.1. O desafio será apenas encontrar um modelo que atenda à voltagem da bateria do dispositivo, que é bem maior que a de um smartphone.

Como escolher um powerbank para notebook?

Uma vez que for identificado que tipo de powerbank atenderá seu notebook, chegou a hora de conferir qual a potência recomendada para que o acessório seja realmente eficiente. Um modelo direcionado para celulares, por exemplo, costuma ter de 2.000 a até 10.000 mAh – apenas metade do que a bateria de um notebook precisaria.

Atenção para a potência da bateria do seu notebook: procure um power bank adequado (Reprodução/Freepik)

Em média, a potência da bateria de um notebook costuma ter cerca de 20.000 mAh. O recomendado é que confira a real capacidade do seu computador, a fim de evitar adquirir um produto que não atenda às suas expectativas. O próprio Windows possui uma função direcionada para isso:

  • Abra a prompt de comando e digite “powercfg /batteryreporte” sem as aspas;
  • O sistema criará um relatório detalhado sobre a bateria do notebook em um arquivo HTML;
  • Faça a conversão dos valores de mWh para mAh; existem diversas ferramentas online para isso, então não se preocupe com os cálculos.

Feito tudo isso, será possível identificar a potência mínima necessária para manter seu notebook carregado. Certifique-se de respeitar essa regra e nunca compre powerbanks com potências acima desse número, pois isso pode acabar danificando a bateria a longo prazo.

Os modelos mais potentes costumam ser consideravelmente mais caros, mas caso o notebook já ofereça compatibilidade nativa, certamente vale a pena fazer esse investimento. Do contrário, talvez seja necessário trocar a bateria do computador por uma maior, no caso dos modelos que permitem esse tipo de upgrade.

Leia mais no Canaltech:

  • Novo acessório da Xiaomi abre qualquer cortina com comandos de voz; conheça
  • Xiaomi lança óculos que tocam música e fazem ligações; conheça
  • Airfryer tem lugar certo na cozinha? Saiba onde você não pode colocar o eletro

Power Bank vale a pena? Como escolher o MELHOR carregador portátil?

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.