Camuflados! Entenda como e por que os camaleões mudam de cor

Os camaleões são famosos por sua habilidade de mudar de cor, um mecanismo fascinante que vai além da camuflagem. Mas você sabe como e por que esse processo acontece?

A capacidade de alterar a coloração da pele ocorre devido a um mecanismo biológico chamado mimetismo – habilidade que alguns seres vivos têm de imitar outras espécies.

“Esse comportamento permite que o camaleão copie a coloração do ambiente ao seu redor. Ele consegue fazer isso porque possui células especializadas chamadas cromatóforas, que liberam pigmentos responsáveis pelas diferentes tonalidades”, explica a professora de biologia Priscila de Freitas Bezerra, coordenadora de área de ciências da natureza do Colégio Marista, de Águas Claras.

Entre essas células, os melanóforos são responsáveis pelos tons marrons e pretos, as xantofilas liberam cores vermelhas e amarelas, enquanto as iridóforas refletem tons brancos e azuis por meio de cristais presentes na pele.

“A mudança de coloração também é controlada pelo sistema nervoso do camaleão e pode acontecer rapidamente, em cerca de 20 segundos, dependendo de fatores como temperatura, iluminação e estado emocional do animal“, acrescenta Priscila.

Para que serve a mudança de cor?

A mudança de cor em camaleões vai além da camuflagem. “Eles ajustam seus padrões de cor para regular a temperatura do corpo, competir por território, atrair parceiros para reprodução e interagir com o ambiente de forma geral”, destaca o biólogo Delamar Fontana, técnico em zoologia da Universidade Católica de Brasília.

O professor Eduardo Maurício Mendes de Lima, do programa de pós-graduação em Ciências Animais da Universidade de Brasília (UnB), explica que os camaleões pertencem à classe dos répteis e, como animais pecilotérmicos (de sangue frio), não conseguem controlar sua temperatura corporal internamente.

“Por estarem expostos à intensa radiação solar, eles desenvolveram adaptações na pele que interferem na absorção da luz, garantindo sua sobrevivência. Além disso, a mudança de cor também está relacionada a exibições comportamentais”, afirma.


Todos os camaleões mudam para qualquer cor?

  • Todos os camaleões conseguem mudar de cor, mas a variedade de tons disponíveis depende da espécie.
  • Algumas delas apresentam mudanças mais intensas e vibrantes, enquanto outras possuem uma variação mais sutil.
  • Isso ocorre devido à quantidade e ao tipo de células cromatóforas presentes na pele de cada espécie.

Temperatura e emoções influenciam na coloração?

A mudança de cor dos camaleões pode ser influenciada tanto pela temperatura quanto por emoções. “Tons mais escuros, por exemplo, absorvem mais calor e luz, aquecendo o animal”, explica Delamar Fontana.

Além disso, a coloração pode ter um papel na comunicação entre os camaleões. “Quando um macho encontra outro, que pode ser um competidor por território ou um possível parceiro reprodutivo, ele inicia uma espécie de ‘guerra de cores’. Em alguns casos, um macho menor pode até assumir um tom mais semelhante ao das fêmeas para evitar conflitos com um rival mais forte”, afirma o professor da UCB.

As fêmeas também utilizam a mudança de cor para sinalizar se estão ou não disponíveis para a reprodução.

A habilidade de mudar de cor vai muito além da camuflagem. O mecanismo complexo garante a sobrevivência dos camaleões, os ajudando a interagir com o ambiente e outros indivíduos da espécie de maneira eficiente.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e no Canal do Whatsapp e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Adicionar aos favoritos o Link permanente.