Funai autoriza diretora a participar de evento psicodélico nos EUA

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) determinou o afastamento de Lucia Fernanda Jófej Kaingáng, atual diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, para participar de um evento psicodélico nos Estados Unidos. A decisão da presidente do órgão, Joenia Wapichana, foi publicada em 26 de março no Diário Oficial da União.

Segundo a pasta, Fernanda Kaingáng vai ficar fora do cargo entre 26 de março e 03 de abril. Ela recebeu um afastamento com ônus limitado, quando um servidor público fica longe de suas funções, mas continua recebendo o salário e outras vantagens do cargo que ocupa.

Na viagem a serviço no exterior, Kaingáng participará da conferência Psychedelic Culture 2025 (PCU25). O evento será realizado nos dias 29 e 30 de março, em São Francisco, Califórnia.

A conferência é organizada pelo Instituto Chacruna de Plantas Psicodélicas e Medicinais, e tem como objetivo promover o debate sobre o uso de substâncias psicodélicas na medicina. No evento estão previstas atividades como círculos de arte, cerimônias de rapé, sessões de encontro, música, dança e palestras.

O evento não consta na agenda oficial da diretora do Museu Nacional dos Povos Indígenas, fechado desde 2016.

Questionado pelo Metrópoles sobre quem custeará as despesas de Fernanda Kaingáng  na conferência, assim como o objetivo da participação da diretora no evento, a Funai orientou que a reportagem buscasse o Museu Nacional dos Povos Indígenas, que não retornou os contatos. O espaço segue aberto.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.