5 planetas fora do Sistema Solar com os fenômenos mais diferentes

Os exoplanetas, nome dado aos mundos fora do Sistema Solar, são para lá de diversos. Hoje, há mais de 5 mil deles já confirmados e alguns parecem ser amigáveis para a vida como conhecemos; enquanto isso, outros têm características nada hospitaleiras para nós. 

  • Eis tudo o que sabemos sobre exoplanetas — até agora 
  • Exoplanetas mortais: conheça 5 mundos que seriam fatais para o ser humano

Enquanto mais de 5.500 exoplanetas já foram confirmados, há outros 9.900 candidatos que aguardam confirmação. Vale lembrar que a descoberta de novos mundos ocorre constantemente, ou seja, estes números mudam o tempo todo. 

Até agora, a exploração destes mundos fora do nosso Sistema Solar vem mostrando que os exoplanetas são muito mais diversos do que aqueles que vemos em nossa vizinhança. Por aqui, temos planetas rochosos, gasosos e anões. 


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Enquanto isso, existem mundos para lá de diferentes universo afora. Conheça alguns deles:    

1. Planeta com chuvas de ferro derretido

Se você fosse conferir a previsão do tempo antes de viajar ao exoplaneta WASP-76 b, teria que colocar um bom guarda-chuva na mala. O motivo? Este mundo a 640 anos-luz da Terra tem chuvas de ferro derretido. 

Representação da paisagem de WASP-76 b (Reprodução/ESO)

Este é um gigante gasoso que orbita sua estrela bem de perto e mantém sempre um mesmo lado voltado para ela, enquanto o outro fica sempre na escuridão. O lado diurno tem temperaturas de 2.400 ºC, sendo altas o suficiente para vaporizar o ferro. 

2. Planeta com chuva de vidro

O exoplaneta HD 189733 b seria ainda mais perigoso. Este é um exoplaneta que, assim como a Terra, é como um pálido ponto azul no espaço. Mas não se engane com esta cor tranquila, pois ela esconde ventos que sopram a 8.700 km/h e chuvas — que não são de água. 

Na verdade as chuvas por lá vêm das partículas de silicato que se condensam em vidro derretido na atmosfera superior do planeta. É dali que vem a cor azulada, de como as luzes se dispersam nas nuvens de silicatos. 

3. Kepler-16 b, o Tatooine da vida real

Assim como Tatooine, planeta da franquia Star Wars, Kepler-16 b é um mundo que orbita duas estrelas.

Kepler-16 b orbita duas estrelas (Reprodução/NASA)

Este exoplaneta foi descoberto em 2011 e fica a 250 anos-luz de nós e tem temperaturas tão extremas que dificilmente seria habitável. 

4. Planeta tão fofo quanto algodão-doce

Confirmado em 2023, o planeta WASP-193 b é um dos mais leves e fofinhos já descobertos, tanto que foi apelidado de “planeta algodão-doce“. O nome doce não é sem motivo: embora tenha cerca de 1,5 vez o diâmetro de Júpiter, o planeta tem só 14% de sua massa, o que resulta em uma densidade extremamente baixa e comparável à do algodão-doce. 

Sua atmosfera parece ser feita principalmente de hidrogênio e hélio, e parece ser o resultado do calor intenso da estrela que este mundo orbita. Este exoplaneta deve ser estudado pelo telescópio James Webb, o maior e mais poderoso observatório espacial.  

5. Planeta “globo ocular”

Localizado a 50 anos-luz da Terra, o exoplaneta LHS 1140 b chamou a atenção dos cientistas por sua superfície “diferentona”. Dados do telescópio James Webb sugerem que o planeta pode estar quase todo coberto de gelo — a exceção seria uma pequena região voltada sempre para sua estrela. 

Representação de como seria o exoplaneta “globo ocular” (Imagem: Reprodução/Benoit Gougeon/University of Montreal)

Ali, o calor poderia derreter o gelo e formar um oceano de água líquida, deixando o planeta com aparência parecida com a de um olho. Se realmente existir, o oceano pode ter condições para abrigar possíveis formas de vida.  

Leia também:

  • Este exoplaneta é o mais próximo já observado diretamente — até agora
  • Por que exoplanetas do tamanho da Terra são raros no universo?

Vídeo: Como tirar foto da Lua com o celular 

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.