10 personagens mais irritantes dos jogos

O universo dos videogames é responsável por trazer muitos dos melhores personagens do entretenimento de todos os tempos. Arthur Morgan (Red Dead Redemption 2), CJ (GTA: San Andreas), Solid Snake (Metal Gear Solid), Geralt de Rivia (The Witcher) e Lara Croft (Tomb Raider) são alguns dos ícones ovacionados por muitos jogadores mundo afora. Mas não se engane: também há o outro lado da moeda, com personagens tão irritantes e chatos que às vezes dá até vontade de largar o controle.

  • 10 melhores vilões dos jogos
  • 12 personagens mais poderosos dos jogos

De clássicos até títulos modernos, o Canaltech lista as 10 figuras mais irritantes dos jogos. A maioria desses personagens ganhou o título de ‘chatice’ por conta das interrupções e falatórios intermináveis, atitudes duvidosas e até mesmo pela sua personalidade. 

Vale lembrar que não se trata de um ranking de ‘melhor para pior’. Também é bom ressaltar que achar um personagem chato ou não é uma questão de opinião, talvez você goste, ou até ame alguns deles.


Entre no Canal do WhatsApp do Canaltech e fique por dentro das últimas notícias sobre tecnologia, lançamentos, dicas e tutoriais incríveis.

Os 10 personagens mais irritantes em jogos

Nesta lista você vai conferir:

  1. Baby Mario (Super Mario World 2: Yoshi’s Island);
  2. Navi (The Legend of Zelda: Ocarina of Time);
  3. Adoring Fan (The Elder Scrolls IV: Oblivion);
  4. Roman Bellic (GTA IV);
  5. Barry Wheeler (Alan Wake);
  6. Clint (Stardew Valley);
  7. Zote (Hollow Knight);
  8. Hugo de Rune (A Plague Tale);
  9. Grunts (Halo Infinite);
  10. Dr. Hakim (It Takes Two).

1. Baby Mario (Super Mario World 2: Yoshi’s Island)

Apesar de ser completamente compreensível o motivo de ser tão irritante, Baby Mario de Super Mario World 2: Yoshi’s Island com certeza deixou alguns jogadores bastante nervosos. No game, controlamos diversos Yoshis que precisam carregar o Baby Mario para que os capangas de Kamek não o levem embora.

O problema é que toda vez que tomamos dano, o que não é muito difícil, o Yoshi perde o bebê e tem apenas 10 segundos para recuperá-lo. Nesses 10 segundos, o Baby Mario chora muito. O resultado é que frequentemente iremos ver, ou melhor, ouvir a criança berrando pelos confins da Yoshi’s Island.

Baby Mario chorando em uma bolha após Yoshi levar dano
Temos apenas 10 segundos para resgatar Baby Mario (Captura de tela/Gabriel Cavalheiro/Canaltech)

2. Navi (The Legend of Zelda: Ocarina of Time)

Nem um verdadeiro clássico como The Legend of Zelda: Ocarina of Time se livrou dos personagens irritantes. Como é quase de conhecimento geral, Navi é a responsável por acabar com a paciência de muitos jogadores. Por vezes, a fadinha companheira de Link aparece em cena pedindo para que o jogador a escute. 

O problema aqui não é ela oferecer ajuda, afinal uma dica ou outra cai super bem quando estamos encurralados. O verdadeiro obstáculo é a frequência com que Navi chama o herói de Hyrule, soltando frases como ‘hey, listen’, ‘hello’ e ‘watch out!’ a todo instante.

Link e Navi no território dos Zoras

A fada Navi ajuda Link em sua aventura em Hyrule (Captura de tela/Gabriel Cavalheiro/Canaltech)

3. Adoring Fan (The Elder Scrolls IV: Oblivion)

Em The Elder Scrolls IV: Oblivion (TES IV) os jogadores podem construir sua reputação e se tornar alguém lendário no continente de Tamriel. Um dos desafios que vai garantir parte dessa fama é a Arena. Ao vencê-la, você não só se tornará um guerreiro importante, como também ganhará um seguidor assustador.

Esse é Adoring Fan, um estereótipo de fãs obcecados, praticamente um ‘stalker’. Diferente da maioria dos personagens em TES IV, Adoring Fan não tem um nome, não tem muita utilidade e fala mais do que deveria. Ele te seguirá incessantemente com seu cabelo loiro espetado, não te ajudará muito nas lutas, mas você com certeza irá ouvir sua voz. 

Como se não bastasse, mais de 15 anos depois do lançamento do jogo, o personagem voltou em Starfield, último lançamento da Bethesda. 

Enfim, apesar de sua chatice, Adoring Fan se tornou uma verdadeira lenda entre os fãs de The Elder Scrolls e um meme ambulante nos jogos de RPG.

Adoring Fan em The Elder Scrolls IV: Oblivion

Adoring Fan é um dos maiores memes entre a comunidade de The Elder Scrolls (Imagem: Reprodução/Internet)

4. Roman Bellic (GTA IV)

Você quer jogar boliche? Se já se aventurou em Grand Theft Auto IV provavelmente você foi bombardeado por essa pergunta. O responsável por ela e por uma ‘chuva’ de telefonemas irritantes durante as missões de Niko Bellic é ninguém menos que Roman Bellic, primo mais velho do protagonista.

Roman não só incomodou muitas pessoas em Liberty City, como também se mostrou um péssimo parente. Isso porque o primo mais velho atraiu Niko aos Estados Unidos prometendo um verdadeiro sonho americano, com mulheres e carros luxuosos, o que não passou de conversa fiada.

Na verdade, Roman morava num apartamento meia boca, estava lotado de dívidas de apostas e era bode expiatório em uma companhia de táxis. Mesmo nessa situação, ele raramente recusava um boliche.

Arte de Roman Bellic em GTA IV
Roman Bellic definitivamente irá te chamar para jogar boliche em GTA IV (Imagem: Reprodução/Internet)

5. Barry Wheeler (Alan Wake)

Apesar de sempre estar ao lado de Alan, não podemos nos esquecer do quão chato é Barry Wheeler, o agente do escritor. Além dos longos e monótonos falatórios, o personagem ainda tem aquela característica de covarde, atrapalhado e às vezes até um pouco chorão. Barry não sintoniza nem um pouco com o Alan e nem com o jogador, puxando o típico estereótipo de agente chato e um pouco mulherengo

Algumas pessoas falam que o personagem melhora muito com o passar do jogo, e realmente, ele sempre está lá quando Alan se mete em problemas. Alívio cômico ou não, Barry Wheeler é um dos personagens mais irritantes da saga para muitos jogadores.

Barry Wheeler em Alan Wake Remastered

Barry Wheeler é agente de Alan Wake (Captura de tela/Gabriel Cavalheiro/Canaltech)

6. Clint (Stardew Valley)

Mesmo sendo um verdadeiro tesouro quando o assunto é relacionamentos e personagens incríveis, Stardew Valley têm sua parcela de NPCs chatos. Temos alguns exemplos como Haley, que zomba das suas roupas de fazendeiro e só liga para coisas fúteis; Shane, um homem grosseiro com problemas com bebida alcoólica; e até George, um senhor que às vezes parece que perdeu o gosto pela vida. Mas uma coisa que esses personagens têm em comum é que eles vão ficando legais com o passar do tempo, o que definitivamente não é o caso de Clint.

Para quem não conhece a figura, Clint é o ferreiro da Vila dos Pelicanos, ajudando o jogador a melhorar ferramentas e abrir geodos. O problema é que, principalmente no início, o personagem é extremamente chato e se vitimiza frequentemente

Em Stardew Valley, temos uma seleção de personagens com quem podemos nos casar e nossos respectivos rivais. Para quem deseja conquistar a Emily, saiba que você terá Clint como uma pedra no sapato. Muitas vezes ele fala sobre a paixão dele pela personagem, mas não toma coragem para falar com Emily e fica choramingando quando nos casamos com ela.

Clint de Stardew Valley
Clint é o ferreiro da Vila dos Pelicanos em Stardew Valley (Imagem: Gabriel Cavalheiro/Canaltech)

7. Zote (Hollow Knight)

Se tem algum personagem mais falastrão desta lista, com certeza estamos falando de Zote. Autoproclamado como ‘O Poderoso’, o personagem consegue ser arrogante e convencido mesmo não tendo força alguma, espalhando mentiras sobre seus feitos e sobre o Hollow Knight. Mesmo quando o resgatamos de maus lençóis, Zote se recusa a agradecer e ainda reclama. O mais engraçado é que, apesar de ser muito fraco, é possível enfrentá-lo no mundo dos sonhos, onde ele é extremamente poderoso.

A descrição de Zote no bestiário do Caçador o define como uma criatura rara e fraca que é tão indefesa, tão inepta e tão irritante que caçá-la não dá prazer algum. Ele entra para a categoria de personagens que deveriam servir como alívio cômico, mas acabam passando um pouco do ponto.

Zote, o Poderoso, no mundo dos sonhos!

Apesar de ser fraco, Zote conta com uma versão poderosa no mundo dos sonhos (Imagem: Divulgação/Internet) 

8. Hugo de Rune (A Plague Tale)

Hugo de Rune, da saga A Plague Tale, definitivamente tem um lugar reservado nesta lista pelas suas atitudes e personalidade. No jogo medieval acompanhamos Hugo, uma criança doente, e Amícia, sua irmã mais velha. Os dois irmãos estão sendo caçados pela Inquisição em meio a um surto de ratos que devoram tudo o que tocam. Na maior parte do jogo, estamos acompanhando Amícia puxando a orelha da criança, que muitas vezes não escuta, foge e coloca todos em perigo.

Em certa parte do jogo, o garoto até se alia com os vilões e se recusa a cooperar com os jogadores. Claro que estamos falando de uma criança doente e inocente em meio a uma catástrofe, mas sua rebeldia passa do ponto, muitas vezes testando a paciência de Amícia e dos outros personagens. 

Hugo de Rune

Hugo de Rune é uma criança doente infectada pela mácula (Imagem: Divulgação/Internet) 

9. Grunts (Halo Infinite)

A franquia Halo conta com as mais diversas espécies de alienígenas guerreiros. Mas os mais bobos e irritantes, para alguns, são os grunts. Nossos pequenos amigos atrapalhados são as unidades mais fracas que encontramos em Halo Infinite. Vez ou outra você vai flagrar um deles se explodindo com granadas sem querer, fugindo de medo ou se escondendo.

Mas a principal coisa que você vai ver, ou melhor, ouvir dos pequenos, são suas falas e resmungos. Eles tagarelam a vontade em Halo Infinite, motivo pelo qual alguns jogadores odiaram os inimigos. A comunidade é bem dividida aqui: alguns realmente gostam do humor dos grunts, enquanto outros acham tão chato que chegam a detestar o shooter.

Vários tipos de grunts reunidos

Um grunt cantarola o tema de Halo em certo momento do jogo e diz que é uma droga (Imagem: Divulgação/HaloWaypoint) 

10. Dr. Hakim (it Takes Two)

Apesar de levar a categoria de Melhor Jogo do Ano no The Game Awards 2021, o título cooperativo It Takes Two não se livrou daquele personagem chato que assola inúmeros games. Para quem não conhece, It Takes Two é um jogo de aventura e plataforma co-op desenvolvido pela Hazelight Studios (Split Fiction, A Way Out).

No título, controlamos um casal briguento, Cody e May, que estão à beira de um divórcio. Sua filha Rose, vendo que o amor entre os pais está se esgotando, acabou os transformando acidentalmente em pequenos bonecos. Para o casal voltar ao normal, eles precisam trabalhar juntos, se resolverem e colaborar um com o outro. Se seu coração começou a palpitar com esse último ‘colaborar’, talvez você já saiba do que estamos falando aqui.

Toda essa jornada é acompanhada por um excêntrico livro chamado Dr. Hakim, autoproclamado especialista do amor e um pouco barulhento. Hakim serve como alívio cômico, mas talvez não seja tão cômico para alguns jogadores. Muitos reclamaram de todo o alvoroço que o personagem faz, repetindo diversas vezes a palavras ‘collaboration’ durante a campanha do jogo.

Alguns usuários até apontam que, na verdade, os personagens irritantes do jogo são os protagonistas Cody e May graças às suas alfinetadas, brigas e decisões questionáveis até perto do fim do game. 

O livro Dr. Hakim em It Takes Two

Dr. Hakim ajuda Cody e May a se reconciliarem em It Takes Two (Imagem: Divulgação/Internet) 

Leia também:

  • 10 jogos icônicos lançados em 1990
  • Melhores jogos para testar o PC gamer após o upgrade 

Vídeo: O seu JOGO não é SEU!

 

Leia a matéria no Canaltech.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.