Morre, aos 95 anos, o médico pioneiro Francisco Pinheiro Rocha

O médico pioneiro Francisco Pinheiro Rocha (foto em destaque) morreu, aos 95 anos, na noite desse sábado (29/3), em Brasília. Ele estava internado no Hospital Sírio-Libanês, depois de ter sofrido um acidente doméstico, na última quarta-feira (26/3).

Natural de Uiraúna (PB), o dr. Pinheiro Rocha desempenhou um papel fundamental na consolidação da saúde pública no Distrito Federal. Como pioneiro do Hospital de Base do DF (HBDF), ganhou reconhecimento nacional por ter realizado a cirurgia do ex-presidente Tancredo Neves, na referida unidade hospitalar.

O médico também atuou como secretário de saúde da capital, entre 1964 e 1967, e foi responsável pela criação do Código Sanitário do DF.

Durante o período a frente da secretaria, construiu e inaugurou o 2º Hospital Distrital do DF, hoje Hospital Regional da Asa Sul, o Hospital do Gama e de Sobradinho. Também ampliou o Hospital São Vicente de Paulo e iniciou as obras do Hospital de Taguatinga. Inaugurou o primeiro centro de saúde na W3-Sul e construiu os centros de saúde de Planaltina, Taguatinga, Brazlândia e Núcleo Bandeirante.

Ele era especializado em cancerologia, cirurgia-geral e gastroenterologia. Além de sua atuação clínica, contribuiu para a criação de entidades médicas e formou dezenas de cirurgiões ao longo de sua carreira.

Em nota, a Secretaria de Saúde do DF (SES-DF) lamentou a morte de Pinheiro Rocha. “Um verdadeiro ícone da medicina e um exemplo de dedicação e amor à profissão. Sua contribuição inestimável à saúde pública e seu legado na formação de novos profissionais deixarão uma marca indelével em nossa comunidade”, disse.

“Líder exemplar, doutor Pinheiro contribuiu para a criação da residência médica em Brasília, a formação de cirurgiões de alta competência pelo Brasil e a construção de hospitais durante sua gestão como secretário de Saúde do DF”, destacou a pasta.

O velório foi marcado para terça-feira (1º/4), na Paróquia São Camilo de Lellis, na 303/304 Sul. O corpo do Dr. Pinheiro será enterrado no cemitério Campo da Esperança da Asa Sul.

 

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.